Para Maquiavel, quais is atributos que garantiriam ao Príncipe a capacidade de controlar a 'roda da fortuna'?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não seriam atributos mas habilidade em contornar os momentos de crise conforme a sua capacidade de se articular com diversas forças políticas de modo que sua manutenção no poder é garantida. Em tese, a Fortuna ou a Sorte (no sentido restrito da palavra, o acaso) seria combatida pela Virtù que nada mais seria do que essa habilidade em agir conforme às circunstâncias e estar atento ao seu redor.
Para Maquiavel, o político (o Príncipe) deve:
1) Se for para agir de forma má ou se suas ações trouxerem danos gigantescos à sociedade, o pacote de maldades deve ser despejado todo de uma vez
2) Se for para agir de forma boa ou se suas ações trouxerem benefícios à sociedade, ao contrário da ação anterior, deve ser feita aos poucos. Ex: Se um prefeito passou 3 anos no seu mandato sem fazer obra nenhuma no município, ou ele faz tudo de uma vez no último ano de mandato (coincidindo com as eleições municipais), ou ele faz as obras de menor impacto nos primeiros 2 anos e nos 2 ultimos, ele faz grandes obras. Sabem por que? Porque o povo esquece o que ele fizer se as obras saírem por exemplo no 1º ano de mandato! Viram como Maquiavel ainda é atualíssimo?
Espero ter ajudado!
Explicação:
Resposta:
Livre arbítrio e da virtú
Explicação:
Ocorre que, da mesma forma que a roda, até mesmo o tempo seria passível de ser controlado pelo indivíduo, portador do livre arbítrio ( da possibilidade de fazer escolhas morais ) e da virtú ( que possibilitaria realizar as escolhas certas ).