Para manter nosso organismo funcionando, precisamos de energia que fica armazenada em formato de ATP. Essa energia precisa ser sintetizada a partir de substratos energéticos, possibilitando a constante renovação dos estoques de ATP através de vias de renovação anaeróbias e aeróbias. ALMEIDA, F. N. Fisiologia geral e do movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019. Assim, com base nessas informações e no livro da disciplina, analise as asserções abaixo: I. A produção aeróbia de ATP ocorre dentro da mitocôndria e envolve a interação de duas vias metabólicas cooperativas, sendo o oxigênio essencial nessa via. PORQUE, II. O oxigênio que respiramos permite dar continuidade à cadeia transportadora de elétrons ao atuar como aceptor final de elétrons. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta: As asserções 1 e 2 são verdadeiras e a 2 é uma justificativa correta para a 1
Explicação:
Com base na produção de ATP, é possível concluir que ambas as afirmativas são verdadeiras, e que a II é uma justificativa correta da I. A produção aeróbia ocorre nas mitocôndrias e tem o oxigênio como aceptor final de elétrons.
Qual é a função do ATP?
ATP é a sigla utilizada para designar a adenosina trifosfato. As moléculas de ATP têm como principal função armazenar e liberar energia de forma temporária para que as células do organismo executam suas atividades.
No interior das mitocôndrias ocorre a produção aeróbica de ATP, ou seja, com a presença de oxigênio. Esse processo é conhecido como respiração celular, e produz um saldo de aproximadamente 38 moléculas de ATP.
Para aprender mais sobre produção de ATP, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4165849
#SPJ2