Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2012, p. 486), o Projeto Político-Pedagógico pode ser entendido como um organismo vivo que necessita ser cuidado constantemente. Os autores sugerem algumas normatizações que precisam ser contemplados pela escola, a fim de elaborar uma construção intencional para o PPP. Nesse sentido, elegem alguns princípios, objetivos, forma de gestão, teoria e prática no trabalho pedagógico, acompanhamento e avaliação dos projetos e atividades da escola. TORTORELLI, A. C. Prática de Ensino: concepção e organização. Maringá: Unicesumar, 2015. Sobre o Projeto Político Pedagógico, podemos afirmar que: alternativa 1: Esse documento é o responsável por nortear principalmente a maneira como os pais devem planejar suas ações estratégicas e estabelece metas para conseguir evoluir no processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos. Alternativa 2: O Projeto Político Pedagógico (PPP), também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e produzido unicamente pela equipe docente da escola. Alternativa 3: O Projeto Político Pedagógico – PPP tem como função definir a identidade da escola e indicar caminhos para que os professores consigam ensinar com qualidade e caminhos para que os alunos consigam aprender com sucesso. Trata-se de um documento fixo e estático, escrito a muitas mãos, que necessita de um trabalho em equipe para mantê-lo vivo e em pleno funcionamento. Alternativa 4: É um documento que reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, compreendendo a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. E, acima de tudo, define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Alternativa 5: O PPP é um documento que deve ser elaborado por cada secretaria estadual de educação para orientar os trabalhos durante um ano letivo. O projeto político e pedagógico precisa ter o caráter de um documento formal, mas também deve ser acessível a todos os integrantes da comunidade escolar. Ele determina, em linhas gerais, quais os grandes objetivos da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como pretende fazer isso.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Resposta 4.
Explicação passo-a-passo:
Achei a resposta em um site (gestão escolar) que diz:
Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás