Para Libâneo (2012, p. 23), há dois grandes grupos de pedagogos profissionais, os pedagogos em sentido mais amplo e os pedagogos no sentido mais estrito. Nesse segmento, assinale a alternativa correta no que diz respeito aos pedagogos no sentido mais estrito.
ALTERNATIVAS
São todos os profissionais que se ocupam de domínios e problemas da prática educativa em suas várias manifestações e modalidades.
São os professores do ensino público e privado que atuam em todos os níveis e modalidades de ensino.
São os especialistas que se dedicam à investigação pedagógica, à gestão de sistemas escolares e escolas, à coordenação pedagógica e curricular de escolas.
São aqueles que se dedicam apenas a uma atividades especial, no ambiente escolar, com práticas exclusivas e direcionadas.
São os professores que atuam em sala de aula, de qualquer nível ou modalidade de ensino.
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa C está correta.
Os pesquisadores mais estritos como apresentado pelo autor, não atuam diretamente nas salas de aula, ou seja, eles cumprem um papel mais científico no campo de pesquisa.
Vale ressaltar que seu trabalho também dá base para a ação do educador, mais principalmente a gestão escolar, através da investigação não só do ambiente interno como o externo, se preocupando com os aspectos sociais, culturais e econômicos do país.
Até mais!
Resposta: Resposta III e IV
Explicação:
Por isso, segundo Libâneo (2012, p. 23), há dois grandes grupos de pedagogos
profissionais:
1. pedagogos em sentido amplo, no qual se incluem todos os profissionais que se ocupam de domínios e problemas da prática educativa em suas várias manifestações e modalidades, incluindo, especialmente, professores do ensino público e privado que atuam em
todos os níveis e modalidades de ensino;
2. pedagogos em sentido estrito, que podem ser chamados de especialistas, que se dedicam à investigação pedagógica em sentido
estrito, à gestão de sistemas escolares e escolas, à coordenação pedagógica e curricular de escolas, a vários tipos de formação profissional, a atividades de educação especial, à teoria da avaliação
e práticas de procedimentos avaliativos, animação sociocultural,
formação continuada em empresas, escolas e outras instituições.
Pagina 86 do livro