“Para Le Goff [...], os campos científicos que estudam a memória atualmente, como a biologia, a psicologia, a neurofisiologia, a psicofisiologia e a psiquiatria, podem contribuir para a compreensão das características e dos problemas da memória social e histórica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Rosilene de. SILVA, Ligiane Aparecida da. Jacques Le Goff: estudo de conceitos em História da Educação. . Acesso em 16 abr. 2019. Considerando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a relação entre história e memória, pensada por Jacques Le Goff, analise as afirmativas e, em seguida, assinale V para verdadeiras e F para falsas:
Soluções para a tarefa
As afirmativas são:
I. ( ) Le Goff crê que a memória se configura em uma informação essencialmente mítica, deformada, anacrônica, mas constitui o vivido dessa relação nunca acabada entre o presente e o passado.
II. ( ) O historiador não deve ser apenas o divulgador ou o guardião da memória, mas, sobretudo, o crítico dessa manifestação humana.
III. ( ) A memória deve ser encarada como um conceito abstrato; mais que uma propriedade constituinte do psiquismo humano, ela é a própria história.
I é verdadeira. Por causa disto, Le Goff defendia que a memória tinha um papel fundamental, ao mesmo tempo que representava um risco, nos estudos da história, devendo ser metodologicamente depurada para servir como fonte.
II é verdadeira, não aceitando passivamente aquilo que os entrevistados o dizem, mas buscando confrontar os depoimentos com dados, documentos e indícios históricos em geral.
III é falsa. Ela é um fenômeno psíquico humano que, como tal, deturpa a história, devendo ser adequadamente abordada.