Para Koch (2008 apud MACEIS, 2017, p. 19), “o texto se constitui enquanto tal no momento em que os parceiros de uma atividade comunicativa global, diante de uma manifestação linguística, pela atuação conjunta de uma complexa rede de fatores de ordem situacional, cognitiva, sociocultural e interacional, são capazes de construir, para ela, determinado sentido”. De acordo com a autora, desde a origem da Linguística Textual até o período contemporâneo, o texto foi definido sobre diferentes perspectivas. Partindo desse pressuposto, analise as assertivas a seguir considerando as definições de texto mencionadas por Koch: I. Na perspectiva das teorias acionais, o texto é concebido como uma sequência de atos de fala. II. Na perspectiva das teorias cognitivas, o texto é concebido como um fenômeno psíquico. III. O texto é uma unidade linguística superior à frase. IV. O texto é uma sucessão ou combinação de frases. V. O texto é um complexo de proposições semânticas. É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II, III e V, apenas.
Alternativa 4:
I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: I, II, III, IV e V
Explicação:
pagina 19 livro
Analisando o pensamento de Koch e comparando com a informação transmitida pelas alternativas, vemos que a resposta correta é a alternativa 5.
A afirmação I nos traz uma definição muito citada por Koch sobre o que são os textos. O mesmo em suas obras declarava que os textos eram a a expressão de atos de fala, trabalhados em uma sequência.
Na afirmação II é defendido o princípio do fenômeno psíquico, onde Koch explica que os textos são formados por processos da psique humana.
A afirmação III também é correta pois retrata que a forma como o texto se conecta em parágrafos o faz ser uma unidade linguística maior do que uma mera frase.
Ao ler a afirmação IV, vemos que por mais que o texto seja uma unidade linguística maior do que a frase, ele necessita das frases para ser formado.
As proposições semânticas definidas por Koch na afirmação IV, são como uma interpretação humana sobre um assunto, que é desenvolvida em um texto.