para kant por que a existencia de Deus não pode ser provada teoricamente pela razão?
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Porque Deus é contingente e não necessário, de modo que só poderia ser provado empiricamente. Só poderia ser provado pela razão se fosse demonstrado que a existência de Deus é necessária. Mas Kant denunciou todas as tentativas de demonstração deste tipo como falaciosas.
Como o contingente só pode ser conhecido empiricamente, só seria possível um conhecimento empírico de Deus. Mas a ideia de Deus é "coisa em si", que não pode ser representado como fenômeno no tempo e no espaço e, portanto, não pode ser conhecido empiricamente.
A conclusão é que Deus não pode ser provado de forma alguma, nem pela razão ou entendimento puros, nem empiricamente. Porém, a inexistência de Deus também não pode ser provada, pelo mesmo motivo, e todas as tentativas ateístas neste sentido são também falaciosas. A questão da existência ou inexistência de Deus será uma indeterminação enquanto o homem existir na Terra.
No entanto, se Deus não pode ser provado, ele precisa ser postulado, por razões prático-morais, como causa eficiente da Lei Moral. Essa necessidade fundamenta a fé em Deus, mas não um conhecimento de Deus, porque para este último seria necessário uma prova. A fé não necessita de provas. Porém isso é assunto longo demais para tratar aqui.
Obs.: "Contingente" é definido como tudo aquilo cuja não existência é possível. "Necessário" é o oposto, ou seja, tudo aquilo cuja não existência é impossível.
Como o contingente só pode ser conhecido empiricamente, só seria possível um conhecimento empírico de Deus. Mas a ideia de Deus é "coisa em si", que não pode ser representado como fenômeno no tempo e no espaço e, portanto, não pode ser conhecido empiricamente.
A conclusão é que Deus não pode ser provado de forma alguma, nem pela razão ou entendimento puros, nem empiricamente. Porém, a inexistência de Deus também não pode ser provada, pelo mesmo motivo, e todas as tentativas ateístas neste sentido são também falaciosas. A questão da existência ou inexistência de Deus será uma indeterminação enquanto o homem existir na Terra.
No entanto, se Deus não pode ser provado, ele precisa ser postulado, por razões prático-morais, como causa eficiente da Lei Moral. Essa necessidade fundamenta a fé em Deus, mas não um conhecimento de Deus, porque para este último seria necessário uma prova. A fé não necessita de provas. Porém isso é assunto longo demais para tratar aqui.
Obs.: "Contingente" é definido como tudo aquilo cuja não existência é possível. "Necessário" é o oposto, ou seja, tudo aquilo cuja não existência é impossível.
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