Filosofia, perguntado por dnilsonribeiro210, 9 meses atrás

Para Jhon Locke "a mente humana, no instante do nascimento, é uma tábula rasa", nesse sentido, como o ser humano obteria o conhecimento? como a aceitação dessa tese se relaciona com as concepções políticas defendidas por John Locke?

Soluções para a tarefa

Respondido por spg2616
3

Resposta:

Locke afirmava que o conhecimento era proveniente da experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto nas internas, através das reflexões.

Essas sensações são trabalhadas pelo pensamento, pelo conhecimento, pela crença e pela dúvida, resultando no que Locke chamou de "reflexão". A mente não é um mero receptor passivo. Ela classifica e processa todas as sensações à medida que vai formando nossos conhecimentos e nossa personalidade.

Locke defendia a liberdade intelectual e a tolerância. Foi precursor de muitas ideias liberais, que só floresceram durante o iluminismo francês no século XVII. Locke criticou a teoria de direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes.

Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Afirmava que, para assegurar um Estado de direito, os representantes do povo deviam promulgar as leis e o rei ou o governo executá-las.

Respondido por victorhugobonfim
0

Bom dia!

Jonh Locke acreditava que a mente de um ser humano, quando nascia, é como se fosse uma página em braco, ou seja, uma tábula rasa, que ao longo da vida vai aos poucos, sendo preenchida.

A forma como nossa mente é preenchida é através dos conhecimentos empíricos, da sensação, dos sentidos, da reflexão que sistematiza o resultado da sensações, até mesmo na educação que vai trazer o ser humano uma série de preconceitos sobre as coisas.

Perguntas interessantes