Para Jesús Martín-Barbero (2003), a atual configuração tecnológica altera as percepções de mundo, a concepção de espaço, de local e de cultura, e desafia a política e a educação. Segundo o autor, é correto afirmar que: I. O que está globalizado é o mercado, que não une, mas unifica. O que está unificado em nível mundial não é a vontade de liberdade e de cooperação, mas sim de domínio e competição. II. A virtualidade e a velocidade de um espaço-mundo feito de redes e fluxos, e não de elementos materiais, debilitam as fronteiras entre o local e o nacional e transformam esses territórios em pontos de acesso e transmissão, alterando o sentido do comunicar. III. Com as atuais tecnologias, o lugar resulta da fragmentação provocada pelo global e, ao mesmo tempo, é palco de resistências, da autorrevalorização, autogestão e memórias próprias, das narrativas de identidades.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre os aspectos relacionados a globalização, podemos afirmar que todas as alternativas estão verdadeiras.
Isso porque a globalização possibilitou uma diminuição das fronteiras existentes, tendo em vista principalmente a divisão do trabalho bem como as ferramentas da comunicação.
Nesse sentido, o espaço geográfico se tornou uma área de união atrelada a competitividade, dada que a globalização nasce de um aspecto econômico.
Além disso, ainda temos o fato do aumento das desigualdades bem como das resistências.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes