Para iniciar esta atividade, você deve assistir a um vídeo em que o Prof. Leandro Karnal apresenta reflexões acerca do ofício do magistério: Sou professor/O que é ser professor? Esse vídeo está disponível em Em seguida, acesse a pasta que se encontra abaixo do link desta atividade (Material_para_a_ATD2) e leia o texto intitulado Dizer com nossas palavras: aprimorando a paráfrase – ele poderá auxiliá-lo(a) a desenvolver a proposta que segue abaixo. Proposta: Após assistir ao vídeo indicado, proceda da seguinte forma: 1- escolha e transcreva um trecho da fala do Prof. Leandro Karnal que considere representativo da visão que você tem do ofício de professor; transcrito, o trecho escolhido deve ter de 3 a 5 linhas; 2- em seguida, redija um parágrafo que seja uma paráfrase do trecho que escolhido: se tiver alguma dúvida, releia o texto Dizer com nossas palavras: aprimorando a paráfrase; 3- para finalizar esta atividade, elabore um texto de 10 a 12 linhas em que você registre seu ponto de vista sobre as reflexões do Prof. Leandro Karnal. Nesse texto, use uma citação direta: se tiver alguma dúvida com relação a como fazer esse tipo de citação, consulte a NBR10520:2002, a qual se encontra na pasta Material_para_a_ATD2.
Soluções para a tarefa
''Como você pegasse uma semente , tratasse de uma árvore, ser professor é ser especialista em bonsai nunca em agronegócio é sempre o individuo, sempre a figura que esta na sua frente mesmo que tenha uma turma de 50 pessoas. Ser professor é olhar para rosto de um aluno e ter contato com um grupo de seres humanos’’ (KARNAL,2016).
Tendo uma semente, um individuo como o elemento a ser cuidado como uma árvore a ser tratada, sendo assim o Professor é o especialista à tratar esse individuo como ser especial a ser cultivado ao florescimento, tratando o individuo a sua frente, mesmo com uma sala repleta de pessoas olhar aquele que requer sua atenção, sempre olhar para o rosto do aluno que necessita orientação e ter o contato com seres humanos.
É fundamental o entendimento da importância do que é ser professor, analisar os fatores que são atribuídos a ele, como o individuo que conduz a educação, que segue em preparo desse aluno que se tornara cidadão. Contudo transpor barreiras do aluno entre educação, falta de interesse e o conhecimento é árduo, mas possível, todavia isso ocorrerá com muito trabalho, dedicação e a esperança continua de se acreditar no futuro.
Dessa forma é necessário que se conscientizem que essas sementes plantadas e regadas com conhecimento em meio as dificuldades que o professor encontra no caminho para educar, só serão colhidos os benefícios posteriormente . Segundo Leandro Karnal (2016, outubro 18) ’’[...] ser professor é ser sempre alguém que trabalha com a melhoria, com dever com o futuro, com crescimento e com florescimento de outros seres humanos.’’ Assim nos resta esperar que nossa colheita seja extremamente proveitosa com um futuro cheio de democracia e menos desigualdade.