Para ilustrar a polarização entre o bem e o mal presente nas primeiras obras de Literatura Infantil, podemos resgatar a personagem da bruxa. Nas histórias, a bruxa encarnava o mal, seu procedimento era padrão de maldade, nunca mudava suas ações ou reações, sendo sempre má. Sobre isso, leia e reflita sobre as afirmações a seguir: I. Obras como: “ A bruxinha que era boa” de Maria Clara Machado; “Uxa, ora fada, ora bruxa” de Sylvia Orthof e “ A bruxinha atrapalhada” de Eva Furnari, são obras que ilustram essa cristalização da maldade na personagem da bruxa, reforçando o estereótipo da polarização entre o bem e o mal. II. A presentificação da emoção do medo através da personagem da bruxa é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. Então, essa representação de maldade absoluta encarnada na bruxa das histórias favorece para que o leitor entre em contato com sua emoção. III. Muitos escritores da literatura infanto-juvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas por meio de personagens que não podem ser rotulados como boas ou más, mas elas passaram a “estar” boas ou más, diante das diferenciadas situações. IV. Na verdade, a desconstrução da imagem da maldade torna-se um elemento bastante representativo para uma observação, inclusive com um trabalho de identificação do leitor com ela. Porque todos nós temos, em certa medida ambiguidades. V. A literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. Então é fundamental que a literatura infantil seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade.
Soluções para a tarefa
Sobre os personagens da literatura infantil e a reflexão sobre maldade e bondade, é possível ver que estão corretas as afirmações: III, IV e V.
A alternativa III encontra-se correta, pois de fato a ambiguidade entre o mal e o bom, é mostrada dentro da literatura infantil, para apresentar a reflexão sobre personalidade, caráter e identidade para a criança.
A alternativa IV torna-se correta, pois de fato a literatura infanto-juvenil, mostra na atualidade que todas as pessoas tem características boas e más dentro de si, e que podemos escolher o caráter que queremos ter.
Na alternativa V, encontra-se outra afirmação verídica, já que a literatura infantil, provoca esse conhecimento sobre mundo, valores, sentimentos, trazendo em uma perspectiva lúdica, conhecimentos as crianças.
O que é literatura infanto-juvenil?
A literatura infanto-juvenil, é o ramo da literatura, cuja a escrita destina-se ao público infantil e adolescente. Sendo assim, todas as temáticas trabalhadas, seguem a classificação desse público.
Veja mais questões sobre literatura infanto-juvenil, acessando:
https://brainly.com.br/tarefa/20790109?referrer=searchResults
Bons estudos!
#SPJ1