Filosofia, perguntado por Estudos777, 11 meses atrás

Para Hobbes, a construção de uma sociedade mais justa e que tenha a paz, como princípio norteador entre os homens, depende da: A) Renúncia por parte dos homens de suas liberdades naturais. B) Renúncia ao Contrato Social. C) Renúncia ao Estado como forma de conciliação. D) Renúncia ao autoritarismo dos governantes.


macacoaranha12: africa

Soluções para a tarefa

Respondido por Katanaa
5

Hobbes faz parte dos "filósofos contraturalistas" juntamente com Rousseau e Locke. Esse trio possuem esse conceito porque apresentam em suas teorias um "Contrato Social" que deve ser aceito pelos indivíduos para que eles possam viver em sociedade.

Contratualismo de Hobbes

Estado de Natureza

Para Hobbes, o Homem em seu estado de natureza é violento e livre. O indivíduos em seu estado natural não possuem regras e agem de forma como lhes convém, podendo prejudicar até mesmo seus semelhantes.

Uma das frases mais famosas do filósofo é "O Homem é o lobo do Homem", justamente por denotar esse espírito animal que implica na violência com o próximo. Logo, o próprio Homem é o seu inimigo.

Contratualismo de Hobbes

Para Hobbes, a liberdade sem regras faz com que o Homem se torne perigoso, o estado de natureza é marcado pelo caos e pela desordem social.

A formação do Estado é necessária para que haja a preservação da própria vida, para que aconteça a formação da sociedade civil.

Sendo assim, é necessário que o Homem abra mão de parte da sua liberdade para que ele possa conviver em harmonia. Essa "retirada da liberdade" vem com a criação de leis que limitam as ações individuais.

O Estado é quem regulamenta a vida social.

Conclusão

Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que a alternativa que mostra a construção da sociedade na visão de Hobbes é a "A", pois apresenta a renúncia das liberdades naturais.

Aprofunde seu conhecimento:

Os Contratualistas: https://brainly.com.br/tarefa/25997225

Anexos:
Perguntas interessantes