Para Hegel, além de nossa vontade individual subjetiva, há outra que tem muito mais poder, que determina a nossa e que está inscrita na cultura ou nas instituições. Hegel a nomeou de vontade objetiva. Essa vontade cria as instituições e junto a elas a moralidade como sistema regulador da vida coletiva através dos costumes e dos valores de uma sociedade, numa época específica.
Segundo o pensamento de Hegel, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
( ) Hegel dá mais valor e atenção à relação sujeito humano e natureza deixando em segundo plano a relação sujeito humano e cultura ou história.
( ) Para Hegel somos seres históricos e culturais. Somos determinados pela vontade objetiva, que cria as instituições e a moralidade como sistema regulador da vida coletiva através dos costumes e dos valores de uma sociedade.
4/6
( ) Para Hegel, a vida ética pode se realizar de forma plena quando interiorizamos nossa cultura e passamos a praticar de maneira livre e espontânea seus valores e costumes sem pensar neles, sem os questionar, porque se configuram como nossa própria vontade os deseja.
A ordem correta do verdadeiro ou falso é:
1. V, V, V
2. V, F, V
3. F, F, V
4. F, V, F
5. F, V, V
Soluções para a tarefa
Para Hegel, além de nossa vontade individual subjetiva, há outra que tem muito mais poder, que determina a nossa e que está inscrita na cultura ou nas instituições. Hegel a nomeou de vontade objetiva:
( F ) Hegel dá mais valor e atenção à relação sujeito humano e natureza deixando em segundo plano a relação sujeito humano e cultura ou história.
Em Hegel, somos seres históricos e culturais. Além de nossa vontade individual subjetiva, há uma vontade objetiva, social, pública, coletiva, que é muito mais poderosa e estabelecida pelas instituições e pela cultura.
( V ) Para Hegel somos seres históricos e culturais. Somos determinados pela vontade objetiva, que cria as instituições e a moralidade como sistema regulador da vida coletiva através dos costumes e dos valores de uma sociedade.
( V ) Para Hegel, a vida ética pode se realizar de forma plena quando interiorizamos nossa cultura e passamos a praticar de maneira livre e espontânea seus valores e costumes sem pensar neles, sem os questionar, porque se configuram como nossa própria vontade os deseja.
Hegel considera a realidade como um processo. O desenvolvimento da ideia pura, que cria um objeto oposto a si, a natureza, e a superação dessa contradição no espírito. Esse movimento se dá na história até que o espírito se torne espírito absoluto e veja o mundo como uma criação sua. A vida ética seria o acordo entre a vontade subjetiva individual e a vontade objetiva cultural.
A ordem correta é: 5. F, V, V.
Bons estudos!
Resposta:
e. A asserção 1 e verdadeira e a asserção 2 a complementa e explica. corrigido po ava