Para Habermas, o processo de evolução da sociedade não se apoia na contradição dialética entre as forças produtivas e as relações de produção na luta de classes como afirma Marx, mas as forças produtivas desenvolvem-se e as formas de integração social vão amadurecendo conforme a capacidade dos sujeitos, e se apresenta em dois princípios, quais são eles? Alternativas: a) Tormento e intercâmbios. b) Trabalho e permutas. c) Ocupações e influência recíproca. d) Trabalho e interações. e) Expedições e extensão mútua.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta:
D) Trabalho e interações
Explicação:
Para Habermas, o processo evolutivo da sociedade não se apóia, como indicava Marx, na contradição dialética entre forças produtivas e relações de produção e na luta de classes, mas as forças produtivas desenvolvem-se e as formas de integração social (relações de produção) amadurecem de acordo com a capacidade dos sujeitos da espécie humana em duas dimensões:
no nível do saber e do agir técnico-estratégico (do trabalho) e no do saber e do agir prático, moral e comunicativo (da interação). O processo evolutivo da sociedade depende, pois, do desenvolvimento das capacidades e competências dos indivíduos que a ela pertencem.
Perguntas interessantes