Para Gréhaigne e Guillon (1992) os esportes coletivos de invasão – e o futebol, por consequência – possuem um problema central que está presente nas situações de oposição com o adversário. Nestas, os jogadores devem tentar desempenhar as ações de recuperar a bola, conservar a bola e fazer progredir a bola para então criar situações de finalização e conquistar o gol. SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018. Considerando o fragmento exposto acima e entendendo a importância de uma aprendizagem do jogar pelo jogo, assinale a afirmação correta acerca dos indicadores de jogo proposto por Garganta (1998):
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
No indicador de jogo "organização ofensiva" espera-se que os jogadores evoluam de uma visão centrada na bola para uma relação orientada aos adversários.
Alternativa 2:
O indicador de jogo "comunicação na ação" visa colocar em relevo a importância do jogo sem bola para a concretização do sucesso da equipe no plano coletivo.
Alternativa 3:
O indicador de jogo "comunicação na ação" refere-se ao reconhecimento das zonas do campo de jogo tanto no sentido longitudinal como transversal.
Alternativa 4:
No indicador de jogo "estruturação do espaço" espera-se que os jogadores substituam a comunicação verbal de forma desordenada por formas mais sofisticadas de comunicação.
Alternativa 5:
O indicador de jogo "relação com a bola" propicia que os jogadores evoluam de uma visão centrada na bola para uma relação orientada pelas capacidades proprioceptivas.
Resposta: É a alternativa 5
Explicação: Página 92 do livro