Para Gomes (2004), o lazer se caracteriza por 4 elementos interligados – tempo, espaço-lugar, ações-atitude e manifestações culturais. Estes elementos são enraizados no lúdico, e, mesmo passíveis de pressão e interferência do contexto, bem como não adquirem caráter de obrigação e não são vistos como um conjunto de ocupações a serem cumpridas. A autora afirma ainda que esses 4 elementos expressam um exercício coletivamente construído, no qual os sujeitos se envolvem em função dos seus desejos.
GOMES, Christianne L. Lazer, Trabalho e Educação: Relações Históricas, questões contemporâneas. 2 ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2006.
Sobre o lazer enquanto elemento da educação não formal, avalie as afirmações abaixo:
I. É um campo que apresenta privilégios e potencialidades para vivência lúdica da cultura e das temáticas envolvidas na educação de jovens e adultos.
PORQUE
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Considerando o lazer como um elemento da educação não formal, temos que a asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
O lazer corresponde a uma atividade de privilégio, mas não deve ser relacionada à educação de jovens e adultos. De forma que o lazer deve estar relacionado ao contexto de qualidade de vida dos indivíduos (afirmativa I é falsa).
A animação cultural possui relação com as atividades que são desenvolvidas pelos indivíduos de maneira espontânea. De forma que tal atividade deve considerar a liberdade e a vontade do indivíduo para ser realizada (afirmativa II é verdadeira).
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes