Física, perguntado por yanconti, 8 meses atrás

Para Giddens qual seria a origem dos conflitos?

Soluções para a tarefa

Respondido por enellw
1

Resposta:

.

CONFLITO

Definição prática

Luta entre grupos sociais pela supremacia, envolvendo tensões, discórdia e choque de interesses.

Origens do conceito

O conflito é tão antigo quanto a sociedade humana e, embora hoje nós o consideremos como algo inaceitável e que deva ser evitado, em termos históricos mais abrangentes, conflitos e conquistas influenciaram o universo humano e resultaram na expansão da humanidade pelo globo. A expansão colonial ocidental se baseou na exploração declarada de populações-alvo e recursos naturais, porém, ao criar novas relações de conflito por uma área geográfica mais extensa, o colonialismo também incentivou a maior interconectividade global. Para Georg Simmel, conflito é uma forma de associação humana em que as pessoas são colocadas em contato entre si e por meio da qual se pode alcançar a união. Esse é um importante ponto de partida porque nos ajuda a evitar a ideia de que o conflito é o término das relações e interações. O argumento de Simmel é de que o conflito obriga as partes a reconhecerem umas às outras ainda que a relação seja antagonista.

Anexos:
Respondido por diovan55
1

Resposta:

Origens:

=> Luta entre grupos sociais pela supremacia, envolvendo tensões, discórdia e choque de interesses.

=> O conflito é tão antigo quanto a sociedade humana.

=> Hoje o conflito é considerado como inaceitável e deve ser evitado.

=> Em termos históricos mais abrangentes, conflitos e conquistas influenciaram o universo humano e resultaram na expansão da humanidade pelo globo.

=> A expansão colonial ocidental se baseou na exploração declarada de populações-alvo e recursos naturais.

=> Ao criar novas relações de conflito por uma área geográfica mais extensa, o colonialismo também incentivou a maior interconectividade global.

=> Para Georg Simmel, conflito é uma forma de associação humana em que as pessoas são colocadas em contato entre si e por meio da qual se pode alcançar a união. Esse é um importante ponto de partida porque nos ajuda a evitar a ideia de que o conflito é o término das relações e interações. O argumento de Simmel é de que o conflito obriga as partes a reconhecerem umas às outras ainda que a relação seja antagonista.

=> Os estudos sociológicos sobre conflito são, em geral, considerados como formadores de uma tradição do conflito, embora aparentemente haja pouca base teórica em comum além de um foco geral nos choques de interesses entre grandes grupos sociais.

=> A maioria dos estudos adotou a abordagem do conflito marxista ou weberiana, e a grande maioria analisa os conflitos internos da sociedade, como os centralizados em grandes desigualdades, entre elas, classe social, gênero e etnia.

=> As sociologias do conflito se popularizaram na década de 1960, em parte como uma reação ao paradigma funcionalista estrutural dominante e, em parte, em resposta ao aumento na quantidade de conflitos dentro de e entre sociedades na época.

Perguntas interessantes