Química, perguntado por helofob, 1 ano atrás

Para gerar H2 foram introduzidos em um recipiente, 200 g de Fe e 500 g de HCl, com base na reação abaixo, identifique se há excesso de algum reagente e diga qual é o reagente limitante. Fe + HCl  H2 + FeCl2.


Alguém poderia ajudar? Cheguei a uma resposta, mas não estou segura.

Soluções para a tarefa

Respondido por AnM127
1

Eu costumo fazer esse tipo de questão trabalhando com número de mol;

Sabendo que n=\frac{m}{M}

n = Número de mol

m = Massa

M = Massa molecular

Calcula-se o número de mol de Fe e HCl que reagiram:

nFe = \frac{200g}{55,845g/mol} = 3,58 mol\\nHCl = \frac{500g}{36,5g/mol} = 13,7mol

Observe que o número de mol de HCl é muito superior em relação ao Ferro, ou seja, o HCl está em excesso.

Por conseguinte, o Ferro é o reagente limitante


helofob: Muito obrigada, pela sua atenção e rapidez. Eu entendi o que você fez, mas não entendi o meu erro. Fiz da seguinte maneira:
helofob: 1 mol Fe + 2 mols HCl -> H2 + FeCl2

200g 500g

56g + 73g -> 2g + 127g

Eu interpretei da seguinte forma: Levando em conta essa equação percebi que não há sobra, mas entendi que no recipiente após a reação química formou: H2, FeCl2 e HCl ; e o ferro como reagente reagiu não sobrando nada. É isso mesmo? Apenas consegui perceber após seus cálculos e reforço o muito obrigada.
AnM127: Sim e não, quando se trabalha com a equação balanceada não há excesso de reagente(Como diz a lei de Lavoisier, ou princípio de conservação das massas). No entanto, não há sobra de reagentes, todo o HCl e todo o Fe viraram FeCl2 e H2. Você está certa quando diz que o reagente não sobra, mas isso vale tanto para o ferro quanto para o ácido clorídrico.
AnM127: Sempre é preciso fazer o cálculo quando o enunciado dá massas. Eu cometi um erro no cálculo, pois esqueci de considerar a proporção estequiométrica (2mol de HCl/1 mol Fe), peço desculpas. Vou atualizar o resultado agora...
Perguntas interessantes