Para garantir a segurança alimentar e nutricional, os brasileiros precisam consumir os nutrientes corretos. Por isso, além de políticas públicas para resolver o problema da fome, é necessário investir em segurança alimentar, de forma a mudar hábitos ruins da população, inclusive os problemas ambientais que podem impactar a saúde de humanos e animais.
AGUIAR, L. W.; CARVALHO, M. F. F. História e Evolução da Segurança Alimentar no Brasil e no Mundo. Maringá. Unicesumar 2019.
Sobre a Insegurança alimentar relacionada aos hábitos alimentares, condições sócio econômicas e cultuais, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Um exemplo de políticas públicas que ainda deve levar em consideração os aspectos culturais é o atendimento em diferentes localidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que trata da saúde em diversas esferas e, mesmo centrado nas ações básicas, gera resultados sobre o que, como e o quanto se come.
II. A obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes são exemplos de doenças crônicas e hereditárias e não são impactados pelos hábitos alimentares, não podendo este ser considerado um fator preponderante para a segurança alimentar.
III. A população brasileira tem acompanhado o resto do mundo em relação a uma rápida e preocupante transformação no perfil nutricional, decorrente de uma transição demográfica, originando uma transição epidemiológica. Os hábitos decorrentes do meio social e econômico influenciam diretamente a prevalência de obesidade da população
IV. Quando a pessoa sofre faltas repetidas de energia alimentar, ocorrem adaptações metabólicas para economizar energia e com isso a pessoa tende a emagrecer, evitando assim riscos de obesidade e hipertensão arterial.
V. Adultos propensos a obesidade são crianças que estiveram em insegurança nutricional na infância.
As afirmativas I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V, F, V.
Alternativa 2:
F, F, V, F, V.
Alternativa 3:
F, F, V, V, V.
Alternativa 4:
V, F, V, F, F.
Alternativa 5:
V, F, V, F, V.
luana123dayse:
alguem sabe a resposta
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa 5:
V, F, V, F, V.
A insegurança alimentar é compreendida como um processo relacionado a hábitos alimentares que são adquiridos desde a infância, uma vez que doenças de origem genétia, como propensão a doenças cardiovasculares e obesidade, podem ser potencializadas a partir deste período.
Diante disso, os bons hábitos alimentares devem ser impostos desde o período infantil, uma vez que garantirá ou não, a maior propensão a doenças metabólicas.
Perguntas interessantes