Para ganhar uma partida, não basta que os jogadores de uma equipe de futebol ou de futsal se destaquem individualmente. É preciso a ação conjunta dos distintos integrantes do grupo para que, de forma integrada, consigam coordenar as jogadas ofensivas, na busca do gol, e defensivas, retomando a bola e evitando as jogadas adversárias.
Conseguir identificar os padrões defensivos e ofensivos empregados pelas equipes é muito importante no futebol.
Neste Desafio, imagine que você assumiu o cargo de treinador de uma equipe juvenil da modalidade e, buscando se preparar para o primeiro jogo de um campeonato local, foi assistir a um amistoso da equipe que será sua adversária. Após assistir ao jogo, reconheceu que vai enfrentar uma equipe de jogadores muito rápidos, de bons dribles e com pouca habilidade nos chutes de longa e média distâncias.
Sendo assim, responda às seguintes perguntas:
a) Considerando que a equipe tem jogadores rápidos, mas pouco efetivos nos chutes de longa distância, explique qual seria a melhor opção de tática defensiva a ser empregada.
b) Levando em conta que a equipe adversária sinaliza uma marcação por zona e tem jogadores menores que os seus, principalmente em relação aos dois atacantes que dispõe, explique qual seria a tática ofensiva a ser empregada.
c) Ao receber novas informações da equipe adversária, você descobriu que, possivelmente, um jogador meia-armador de excelentes passes e dribles pode integrar a equipe. Caso a informação se concretize, que tipo de alteração defensiva você poderia realizar para neutralizar esse jogador?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) Em uma situação na qual a equipe adversária apresenta jogadores rápidos e bom dribladores, diminuir os espaços da defesa pode ser uma boa alternativa. Assim, a marcação por zona, com a diminuição dos espaços de deslocamento próximos à área e à utilização do líbero são alternativas. Também, o ataque deve ser posicional, evitando que a bola seja perdida e que a equipe adversária avance em contra-ataques.
b) Considerando que a equipe adversária tem jogadores baixos e realiza uma marcação por zona, pode-se utilizar um esquema ofensivo que priorize os ataques de segunda bola, com os atacantes disputando bolas aéreas. Além disso, podem ser utilizados esquemas com alas, jogando pelas extremidades do campo e efetuando lançamentos para a área, com o intuito de finalizar com cabeceios dos atacantes.
c) Considerando o ingresso do novo jogador e a manutenção das outras características da equipe, pode-se optar por uma marcação mista, na qual um jogador marca, de forma individual, o meia armador adversário, evitando ou dificultando suas recepções, seus passes e seus dribles; e os outros defensores em uma marcação por zona, dificultando o ingresso dos demais atacantes na área.
Explicação: