Para Galileu, por que não sentimos o movimento da Terra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Da rotação do planeta decorrem muitos efeitos perceptíveis. Um deles se refere às diferenças na aceleração da gravidade na superfície do planeta em pontos em latitudes diversas. O efeito da rotação do planeta explica cerca de 60% da diferença entre a aceleração da gravidade no equador e no polo. Vide Diferença na aceleração da gravidade do polo para o equador.
Outro efeito importante, embora pequeno, são as desvios nas trajetórias de corpos em movimento em relação ao planeta, causando os vórtice atmosféricos – Uma explicação qualitativa da razão de ciclones e anticiclones, Vórtices atmosféricos nos dois sentidos? -, a rotação do plano de oscilação do pêndulo de Foucault – Sobre o pêndulo de Foucault -, o desvio de projéteis de artilharia – Desvio de projéteis pela força inercial de Coriolis – entre outros.
Explicação:
Resposta:
Galileu usa o princípio da inércia e o princípio da relatividade para sustentar o movimento da Terra. Em um navio com velocidade constante, também não sentimos o movimento do navio. Essas ideias formarão a base da primeira lei de Newton.
Explicação: