Psicologia, perguntado por mariaservisosocial, 1 mês atrás

Para Freud, o sintoma está relacionado a um situação traumática vivida na infância e com algum componente sexual. Segundo sua teoria, nesse período de desenvolvimento do ciclo vital humano, o psiquismo ainda está em formação, e a criança não consegue interpretar a situação de acordo com a realidade. Ao ser tocada ou estimulada de alguma forma, com um afago ou um beijo, por exemplo, a criança elabora uma fantasia inconsciente de que está sendo seduzida pelo outro. Ainda sobre a fantasia, vista do ponto de vista da psicanálise, qual das alternativas seguintes é a correta?


A.
Logo que o bebê nasce, o psiquismo já tem a capacidade de fantasiar diante das situações do mundo externo e de diferenciar a fantasia dos fatos da realidade.


B.
A fantasia é uma capacidade de apenas alguns indivíduos, justamente aqueles que sofrem de sintomas neuróticos no futuro, como o caso das histéricas.


C.
A fantasia e a realidade são muito diferentes entre si, a primeira tem relação com o inconsciente e a segunda com o consciente.


D.
Fantasiar é uma capacidade inata ao psiquismo de todo indivíduo, e nessa experiência não é possível diferenciar a fantasia da realidade.


E.
O indivíduo começa a fantasiar numa determinada fase da vida, quando já compreende o mundo ao seu redor e diferencia a realidade da fantasia.

Soluções para a tarefa

Respondido por mvdac
0

Com relação a fantasia, psicanaliticamente falando, pode-se afirmar que "fantasiar é uma capacidade inata ao psiquismo de todo indivíduo, e nessa experiência não é possível diferenciar a fantasia da realidade" (Alternativa D).

A fantasia para a Psicanálise

Apesar de Freud ter descoberto a fantasia por meio das pacientes histéricas, estas se tratam de uma capacidade inata que todos os indivíduos possuem, independentemente da estrutura de personalidade, uma vez que todos nós atribuímos sentido ao que vivenciamos.

Assim, esse sentido pode estar de acordo com a realidade ou não, havendo ainda a possibilidade de fantasia e realidade fazerem parte de uma mesma representação, ou seja, uma representação pode conter elementos reais e fantasiosos ao mesmo tempo, não sendo possível diferenciar fantasia e realidade.

Aprenda mais sobre fantasia na psicanálise:

https://brainly.com.br/tarefa/53745738

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes