Para Foucault, as palavras e as coisas apresentam uma relação histórica, sendo esta relação repleta de construções, interpretações e perpassada por relações de poder. De acordo com o autor, o discurso não é compreendido apenas como um conteúdo representado por um sistema de signos, mas também como"[. ] práticas que formam sistematicamente os objetos de que fala [. ]" (FOUCAULT, 2012, p. 60). FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. Considerando a relação de poder e discurso, analise as afirmativas a seguir:
I - É na linguagem e por meio dela que lidamos com as tensões próprias ao modo de nos relacionarmos. II - A instituição, o poder e a hierarquia são determinações históricas que constituem as condições de produção de todo discurso. III - As relações de força fazem parte das disputas pelos sentidos, de fazer ouvir uma demanda e da luta para ser reconhecido. IV - Somos sujeitos de linguagem, na formação social, ocupamos a forma-sujeito de direito. Somos significados pelos sentidos que compõem a forma-sujeito. É correto o que se afirma em:
Selecione uma alternativa:
a)
I, II e IV, apenas. B)
II, III e IV, apenas. C)
III e IV, apenas. D)
I, II, III e IV. E)
I e IV, apenas. Para Foucault, as palavras e as coisas apresentam uma relação histórica, sendo esta relação repleta de construções, interpretações e perpassada por relações de poder. De acordo com o autor, o discurso não é compreendido apenas como um conteúdo representado por um sistema de signos, mas também como"[. ] práticas que formam sistematicamente os objetos de que fala [. ]" (FOUCAULT, 2012, p. 60). FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. Considerando a relação de poder e discurso, analise as afirmativas a seguir:
I - É na linguagem e por meio dela que lidamos com as tensões próprias ao modo de nos relacionarmos. II - A instituição, o poder e a hierarquia são determinações históricas que constituem as condições de produção de todo discurso. III - As relações de força fazem parte das disputas pelos sentidos, de fazer ouvir uma demanda e da luta para ser reconhecido. IV - Somos sujeitos de linguagem, na formação social, ocupamos a forma-sujeito de direito. Somos significados pelos sentidos que compõem a forma-sujeito.
Soluções para a tarefa
Levando em consideração a relação que existe entre poder e discurso, podemos afirmar que todas as assertivas são verdadeiras.
O Poder do Discurso
Segundo Michel Foucault, filósofo e crítico literário, o discurso é a maneira utilizada para se impor a verdade àqueles a quem o discurso é dirigido, sendo ele feito de perguntas e respostas e, com isso, dialético.
Essa forma de imposição presente no discurso acaba levando sempre em consideração o desejo e o poder do discursante, para que seus objetivos sejam de fato alcançados.
Um ponto importante a se destacar sobre o discurso é que, aquilo que está fora do conhecido padrão discursivo é excluído do discurso. Sendo eles:
- Interdição - não é possível falar aquilo que se pensa de forma natural, ou seja, aquilo que não faz parte do próprio discurso.
- Separação - não é aceito aquele discurso que não condiz com o que está sendo de fato imposto.
- Oposição entre verdadeiro e falso - somente é aceito o discurso absoluto, ou seja, aquele que é verdadeiro e, por isso, é respeitado e temido pela sociedade.
Conheça mais sobre Foucault aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/741137
#SPJ4
Resposta:
I, II, III e IV. (TODAS ESTÃO CORRETAS)
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA