Para fins de entendimento, pode-se considerar algumas teorias como as principais. Entre os precursores está Claude-Henri de Rouvroy, o Conde de Saint-Simon (1760-1825). Ainda nesta categoria de precursores, temos o pensador francês Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, mais conhecido como Augusto Comte (1798-1857), responsável por cunhar o termo sociologia (Sociologie). Ainda, podemos classificar as três principais teorias sociológicas como clássicas, que vão embasar, depois de si, uma série de estudos e outras teorias:
A Sociologia crítica, de Karl Marx (1818-1883):
O Realismo sociológico, de Émile Durkheim (1858-1917):
E a Sociologia compreensiva, de Max Weber (1864-1920):
Você deverá citar um nome de obra de algum dos autores pioneiros da sociologia, a ideia principal da obra e o contexto em que a mesma foi elaborada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Autor: Karl Marx
Obra: O Capital.
Ideia principal: o proletariado (trabalhadores) são dominados pelos patrões capitalistas que são os donos dos meios de produção do sistema econômico. Desta forma, sofrem as agruras da dominação.
Contexto: Revolução Industrial, em que os trabalhadores viviam condições péssimas de trabalho, inclusive com crianças nas frentes de trabalho.
Karl Marx era um pensador que defendia o socialismo, uma de suas obras foi ''O capital''.
Karl Marx e o capital
Karl Marx foi um teórico estudante de filosofia e sociologia. Ele é o fundador da ideologia socialista que mais para frente se tornaria o comunismo. Ele elencou os seus pensamentos na obra ''O capital'', onde o socialismo seria a primeira etapa que os proletários iriam fazer a guerra de classes para assim conseguir obter aquilo que produziam.
Através dessa guerra de classes o comunismo (O que é comum a todos) seria atingido. Marx defendia esse pensamento devido ao contexto da revolução industrial, pois as empresas tratavam os homens como meras máquinas e exploravam os trabalhadores.
Para saber mais sobre Karl Marx, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/7036427
#SPJ2