Filosofia, perguntado por karllaaurora, 11 meses atrás

Para filósofos como Tales de Mileto e Pitágoras de Samos qual era,

respectivamente, a essência de tudo?

a) A verdade e a justiça.

b) A Filosofia e a mitologia.

c) A Filosofia e os números.

d) O cosmos e a physis.

e) A água e os números. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por kellygomez3950
126

Resposta:

e) A água e os números

Explicação:

Para o filósofo Tales de Mileto essência de tudo era a água; para ele o fato dela gerar a vida animal e vegetal a colocava como o elemento fundamental que formava tudo. Ele acreditava que a água estava em tudo o que existe em nosso planeta.

Já para o filósofo Pitágoras de Samos a essência de tudo eram os números; tanto é que o mesmo foi um dos precursores do desenvolvimento da matemática na humanidade.

Respondido por AnthonioJorge
53

Tales acreditava que a essência de tudo era a água. Pitágoras, os números. Logo, a alternativa E é a correta.

Pitágoras é conhecido até hoje pelos matemáticos. A arché, segundo ele, eram os números: com base nos números, uma seita pitagórica foi se formando ao cultivar um conhecimento hermético que depois viria influenciar, inclusive, Platão.

Já o fundador da filosofia é grega foi Tales de Mileto (625-545). O valor de Tales está em seu esforço para recusar explicações míticas ou alegóricas.  Filosofia: para a filosofia, contudo, sua importância está representada nas poucas frases que sobraram dele:

  • "Todas as coisas estão cheias de deuses"
  • "A água é o princípio único de tudo."

Para Tales, o princípio de todas as coisas é a água, empiricamente observável no estado líquido, sólido e gasoso. Esta sentença de Tale é importante por se tratar do primeiro esforço racional individual. Ainda que seja uma expressão de um sentimento poético, há aqui a tentativa de buscar uma responsabilidade racional que não se contente com as explicações míticas de antes.

Por meio do Logos (capacidade racional de apreensão e expressão), Tales olhará a Physis (natureza, em um sentido bem amplo) e buscará uma Arché (princípio) para explicar sua constituição.

Legado: A partir de Tales, outros filósofos de MIleto (Anaximandro e Anaxímenes) buscariam expressar outros tipos de Arché. Estes filósofos abriram caminho para o que viria a se chamar nos manuais atuais de filosofia pré-socrática, que teria em Heráclito e Parmenides seus principais nomes. O pré-socratismo se caracteriza pela busca de uma cosmogonia (nascimento do cosmos, do mundo) e assim é etiquetado por reunir uma grande quantidade de pensadores bem distintos, mas unidos nesta busca. Vale notar, ainda, que o próprio nome "pré-socrático" expõe a importância do maior filósofo de todos os tempos que investigaria não só os pontos de seus antecessores (physis, arché e logos), mas colocaria o homem no centro de seu pensamento: Sócrates.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/2444110

Anexos:
Perguntas interessantes