Para facilitar à didática a forma mais difundida e aceita de classificação do sistema nervoso central é uma divisão em três categorias, sendo elas estimulantes que promovem alerta, depressores que acarretam letargia e por fim as perturbadoras que alteram a percepção dos sentidos.
São substâncias depressoras, perturbadoras e estimulantes do sistema nervoso central, respectivamente?
Escolha uma:
a. Cocaína, Ecstasy e Anfetamina. Incorreto
b. Cola de sapateiro, Cafeína e Álcool.
c. Anfetamina, Solventes e Inalantes.
d. Ecstasy, Mescalina e Inalantes.
e. Álcool, Mescalina e Cafeína.
Soluções para a tarefa
Olá!
1- As substâncias depressoras: são aquelas substâncias que podem diminuir a atividade cerebral. Em alguns casos, eles também são conhecidos como "sedativos" ou "tranquilizantes". Os mais comuns são: álcool, opioides, barbitúricos e benzodiazepínicos.
2- As substâncias perturbadoras: são aquelas substâncias que perturbam o funcionamento do cérebro, dando origem a distorções perceptuais, alucinações, etc. Neste grupo estão: alucinógenos (LSD, mescalina), derivados de maconha (maconha, haxixe) e drogas sintéticas (ecstasy).
3- As substâncias estimulantes: são substâncias que aceleram o funcionamento habitual do cérebro, causando um estado de ativação, causando hiperatividade e aumentando a resistência física e psíquica. Entre as substâncias estão: café, tabaco, anfetaminas, antidepressivos e cocaína.
Assim a alternativa correta é:
e. Álcool, Mescalina e Cafeína.
Resposta: e. Álcool, Mescalina e Cafeína.
Explicação: Correta