Filosofia, perguntado por jucd, 6 meses atrás

Para explicar e provar a existência de Deus, São Tomás de Aquino desenvolveu uma teoria sobre as cinco vias que levam a Deus. Esta teoria opera de maneira sistemática, apelando para a capacidade da razão humana em compreender a existência de Deus, sendo que esta compreensão pode ser obtida naturalmente. Sobre a primeira via que leva a Deus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A primeira via se fundamenta na ideia de que no universo existe movimento, pois tudo aquilo que se move é movido por outro.
( ) Para Aquino, nada se move por si só, pois há sempre uma causa que resulta no movimento do ser.
( ) Na concepção de Aquino, Deus é causa apenas dos corpos celestes, pois aquilo que é terreno é movido por si só.
( ) De acordo com Aquino, Deus é a causa de todo movimento que há no universo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - F - V.

Soluções para a tarefa

Respondido por Ryang46
3

Resposta:

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Respondido por eduardoduarte90
11

Resposta:

b) V - V - F - V.

Explicação:

Primeiro motor imóvel: esta primeira via supõe a existência do movimento no universo. Porém, um ser não move a si mesmo, só podendo, então, mover outro ou por outro ser movido. Assim, se retroagirmos ao infinito, não explicamos o movimento se não encontrarmos um primeiro motor que move todos os outros;

2. Primeira causa eficiente: a segunda via diz respeito ao efeito que este motor imóvel acarreta: a percepção da ordenação das coisas em causas e efeitos permite averiguar que não há efeito sem causa. Dessa forma, igualmente retrocedendo ao infinito, não poderíamos senão chegar a uma causa eficiente que dá início ao movimento das coisas;

3. Ser Necessário e os seres possíveis: a terceira via compara os seres que podem ser e não ser. A possibilidade destes seres implica que alguma vez este ser não foi e passou a ser e ainda vem a não ser novamente. Mas do nada, nada vem e, por isso, estes seres possíveis dependem de um ser necessário para fundamentar suas existências;

4. Graus de Perfeição: a quarta via trata dos graus de perfeição, em que comparações são constatadas a partir de um máximo (ótimo) que na verdade contém o verdadeiro ser (o mais ou menos só se diz em referência a um máximo);

5. Governo Supremo: a quinta via fala da questão da ordem e finalidade que a suprema inteligência governa todas as coisas (já que no mundo há ordem!), dispondo-as de forma organizada racionalmente, o que evidencia a intenção da existência de cada ser.

Todas essas vias têm em comum o princípio de causalidade, herdado de Aristóteles, além de partirem do empírico, ou seja, de realidades concretas e de um mundo hierarquicamente ordenados. Vale também notar como Tomás de Aquino concebe o homem. Para ele, o homem é um ser intermediário. É composto de corpo (matéria) e alma (forma) sem as quais nada significa, isto é, nada é isoladamente. Assim, o homem é um ser intermediário entre os seres de forma mais elementar, como os minerais, as plantas e os animais, e os seres mais perfeitos como os anjos e Deus. O homem possui as características dos anteriores a ele e também dos procedentes na hierarquia do universo.

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