Para exercer uma boa liderança, o gestor deve remover as barreiras estruturais que dificultam ou até impossibilitam a implantação de uma efetiva liderança. Segundo KOTTER (1999) as barreiras estruturais que dificultam a implantação das mudanças consistem em: I- Estruturais formais e burocráticas
II-Falta de habilidades
III- Motivação
IV- Chefia e supervisão desencorajadoras
V-Equipes e sistemas de informação deficitários
Assinale a alternativa correta: Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas. Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Opah, amigo(a)!
Vamos para a análise de cada uma das assertivas apresentadas.
I- Estruturais formais e burocráticas;
CORRETO. A estrutura formal e centralizadora dificulta a tomada de decisão mais rápida, uma vez que o líder precisa de autorização da cúpula organizacional.
II-Falta de habilidades;
CORRETO. A ausência de habilidades especificas contribui para o baixo desempenho produtivo.
III- Motivação;
ERRADO. Na prática organizacional, o líder comanda, orienta os trabalhos e mantém a sua equipe sempre motivada, de forma que ela possa produzir em máximo desempenho.
IV- Chefia e supervisão desencorajadoras;
CORRETO. O desencorajamento para o alcance das metas e objetivos também é considerado como uma barreira à liderança.
V-Equipes e sistemas de informação deficitários;
CORRETO. Uma equipe é deficitária quando não consegue alcançar às metas e objetivos propostos. Na prática, as deficiências de uma equipe podem ser causadas pelos seguintes fatores: falta de motivação, ausência de habilidades essenciais e clima organizacional pesado (cheio de conflitos).
Gabarito:
"Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas".
Espero ter contribuído.