Lógica, perguntado por carloshenriqued2, 4 meses atrás

Para evitar riscos para o equipamentos e para renda...

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por 4leph
0

A resposta é 4mm e 30 amperes.

Não temos um chuveiro na potência específica da questão na tabela, usamos de referência o subsequente mais potente, 6400 watts, para operar dentro da margem segura tanto em relação à fiação quando em relação ao disjuntor.

Como dimensionar redes elétricas com base em tabelas dos fabricantes, sem muitos cálculos.

Watt é uma unidade de potência, cujo símbolo é W, que corresponde a um joule por segundo.

Sempre que você tiver dúvidas de qual disjuntor e fiação são apropriadas para determinada instalação, você deve:

  • Somar as potências dos aparelhos que serão ligados neste disjuntor. Digamos que temos 20 lâmpadas (nunca vai encontrar este cenário, é hipotético) de 160 watts cada, acionadas por interruptores individuais, em um mesmo disjuntor.
  • Multiplicando-se potência de cada lâmpada pelo número de lâmpadas, teríamos 3200 w - você pode somar uma por uma também.
  • Depois, verifique a tabela do fabricante do fio a ser usado e do fabricante do disjuntor, e compare as duas, veja quais são as recomendações para mais do que você precisa numa margem de pelo menos mais 10%.
  • Usando a sua tabela como exemplo, vê-se que o fio recomendado para  3200 w seria o 2,5 mm Ф, com um disjuntor de 20 ampere.

No entanto, a coluna de m² de fio é para um equipamento, não vários, mas considere que mesmo assim se usou em toda instalação fios de 2,5mm Ф

Já imaginou se todas as lâmpadas fossem acessas ao mesmo tempo? O disjuntor operaria no limite, e poderia "fechar", deixando toda a casa no escuro.

A solução mais sábia seria dividir em no mínimo dois disjuntores de 12 A, cada um para 10 lâmpadas em ambientes similares, p.e.: um para as do primeiro andar, outro para térreo - lembre-se, dificilmente vai encontrar um cenário com 10 lâmpadas de 120 w em um único disjuntor, mesmo pq hoje se usa led, e ninguém coloca 10 lâmpadas em um único.

Desta forma, com disjuntor de 12a, eles operariam com uma margem segura, e caso um queimasse ou "fechasse", teríamos apenas 10 lâmpadas apagadas.

Outra dica: quando estiver em campo apenas com multímetro, verifique a classe do equipamento para evitar descargas elétricas e explosões - não, multímetros não "são todos iguais".

Siga a tabela abaixo. O CAT vem impresso no material do multímetro, geralmente atrás, mas nunca em etiquetas de papel grudadas que podem se perder. Também na embalagem na hora da compra, poderá verificar se é:

  1. CAT I - Circuitos e equipamentos eletrônicos protegidos; o mp3 player, por exemplo.
  2. CAT II - Aparelhos domésticos, de escritórios, laboratórios e similares (liquidificador, tevê, micro-ondas, a fonte do mp3); tomadas ou pontos de alta tensão com circuitos de ramificações longas onde são ligados estes equipamentos.
  3. CAT III - Barramentos e linhas de alimentação de plantas industriais; painéis de distribuição; tomadas ou conectores com conexões curtas em relação à entrada da rede da concessionária (se vê em pequenos condomínios, p.e).
  4. CAT IV - Medidores de eletricidade e equipamentos de proteção de sobre corrente primários; linhas de baixa tensão do poste até a construção ( seu "relógio" de luz); linhas aéreas para edifícios isolados, linhas subterrâneas para bombas.

Se estiver em campo e precisar fazer uma medição e seu multímetro for de categoria abaixo da especificada, não faça a medição.

Você estará colocando sua vida em risco, pois o equipamento não tem a proteção adequada, além de poder causar uma explosão do mesmo ou curto no barramento, com blackout de todo o edifício.

Bons estudos, e use sempre EPI nas instalações.

Mais sobre potência aqui https://brainly.com.br/tarefa/47885138

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes