Geografia, perguntado por yuridamassa5633, 11 meses atrás

Para evitar novos flagelos
Os eventos extremos de curta duração, como as chuvas intensas que caíram sobre São Paulo e outras cidades brasileiras com suas trágicas consequências, vão se intensificar com as mudanças climáticas em curso há algumas décadas. “Na década de 1930 e, se formos um pouco mais atrás no tempo, no século XIX, não ocorriam tantos eventos extremos de chuva como acontecem hoje na cidade de São Paulo”, diz Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. “Isso é mudança climática, não necessariamente provocada pelo aquecimento global”, ressalta. O mais provável é que a maior parte dessa mudança climática tenha origem na própria Região Metropolitana de São Paulo.
(Dinorah Ereno Adaptado de revistapesquisa.fapesp.br, 26/05/2010).

Considerando a dinâmica ambiental de grandes metrópoles, como São Paulo, as circunstâncias locais para a elevação do índice de chuvas apontada no texto estão relacionadas ao fenômeno de:

(A) ilha de calor
(B) inversão térmica
(C) campo de vento
(D) precipitação ácida

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
27
Aqui no Brasil, São Paulo é a metrópole em que se observa o fenômeno "ilha de calor" com maior intensidade.

Esse problema, de ordem ambiental, está associado às mudanças sociais ocorridas no espaço físico, como a urbanização e a poluição atmosférica.

A urbanização acarreta na elevação das médias de temperatura em regiões centrais da cidade, onde a vegetação natural foi substituída pelo concreto e asfalto.

A poluição atmosférica provoca o aumento dos índices pluviométricos, oriundos da grande quantidade de materiais particulados na atmosfera, em razão da poluição e da poeira, que operam como núcleos de condensação e favorecem a formação de nuvens de chuva. 
Respondido por Line984
14

Resposta:

Alternativa A

Explicação:

Perguntas interessantes