Para este esclarecimento [Aufklärung], porém, nada mais se exige senão liberdade. E a mais inofensiva entre tudo aquilo que se possa chamar liberdade, a saber: a de fazer um uso público de sua razão em todas as questões. Ouço, agora, porém, exclamar de todos os lados: não raciocineis! O oficial diz: não raciocineis, mas exercitai-vos! O financista exclama: não raciocineis, mas pagai! O sacerdote proclama: não raciocineis, mas crede! (Um único senhor no mundo diz: raciocinai, tanto quanto quiserdes, e sobre o que quiserdes, mas obedecei!). Eis aqui por toda a parte a limitação da liberdade. Que limitação, porém, impede o esclarecimento [Aufklärung]?” KANT, Immanuel. Textos seletos. Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 65. Considerando o pensamento de Kant, a partir da obra Resposta à pergunta: o que é esclarecimento:
I. O uso público da razão deve ser sempre livre e só ele pode realizar o esclarecimento (Aufklärung). PORQUE II. O uso privado da razão é aquele que qualquer homem, como sábio, faz diante do grande público do mundo letrado. A respeito das asserções, assinale a opção correta:
A. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
C. A asserção II é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
D. As asserções I e II são proposições falsas. E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Sobre o tema pensamento de Kant, é correto o que se afirma na letra: A) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
I. O uso público da razão deve ser sempre livre e só ele pode realizar o esclarecimento (Aufklärung).
CERTO. Isso ocorre porque o uso público da razão é visto como um incentivo à liberdade de expressão. Desse modo, tal uso deve ser realizado com o objetivo de passar esclarecimentos para um determinada coletividade.
II. O uso privado da razão é aquele que qualquer homem, como sábio, faz diante do grande público do mundo letrado.
ERRADO. Na verdade, trata-se do uso público da razão. Nessa condição, o sábio passa conhecimentos importantes (de dentro para fora) sobre várias área da vida para aqueles que buscam por uma mudança de comportamento.
Lute pela realização dos seus sonhos!