Ed. Física, perguntado por pattypfernandes, 11 meses atrás

Para estabelecer um conceito básico de política, um caminho conveniente é buscar a origem da palavra, isto é, de onde ela veio e em que sentido foi usada por vários filósofos e escritores na Grécia antiga, sendo especificamente importante para a compreensão do seu sentido primitivo a obra denominada Política, escrita por Aristóteles, filósofo que viveu em Atenas no quarto século antes da era cristã.
Os gregos davam o nome de polis à cidade, isto é, ao lugar onde as pessoas viviam juntas. E Aristóteles diz que o homem é um animal político, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam de companhia de outros. A própria natureza dos seres humanos é que exige que ninguém viva sozinho. Assim, "política se refere à vida na polis, ou seja, à vida em comum, às regras de organização dessa vida, aos objetivos da comunidade e às decisões sobre todos esses pontos.

DALLARI, Dalmo de Abreu. O que é participação política?.1ª ed. São Paulo: Editora Hedra Ltda, 1983.

Considerando o exposto, leia as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em sua gênese, o conceito de política está atrelado à ideia de convivência entre os indivíduos (a “vida na polis”), logo, este termo diz respeito também às normas que regem uma dada sociedade. Toda comunidade social implica em um sistema político que rege a vida desses sujeitos em suas correlações, isso porque os seres humanos são interdependentes, isto é, todos nós dependemos do outro em determinado grau.


PORQUE


II. Conforme a definição de Aristóteles, que afirma que o homem é um animal político, aquele que vai contra a natural interdependência entre os seres humanos acaba isolando-se, deixando de ter seus direitos enquanto cidadão, já que este passa a não interagir com os demais e dessa forma não mais influencia em seu meio.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
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Olá

Diante do exposto podemos fazer a seguinte afirmativa: a alternativa correta compreende a Alternativa 3:  A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Isso ocorre porque no exposto  na segunda preposição, podemos compreender que o homem, sendo um ser naturalmente sociável, deve viver em comunidade, assim não sendo um ser que viverá sozinho ou na independência, longe dos demais que são seus semelhantes.


bekmodaintimaKelly: Aqui fala que a opção 3 é a correta, mas se observarem na página anterior tem outra resposta sendo ela diferente dessa, estando tbm como resposta verificada, colocando em dúvida a que de fato está correta... Observem... Como podem ser verificadas, se existem duas respostas diferentes para uma única questão???
carv123: Na verdade amigo, o q o site faz é: Aquele que se expressa melhor, com uma certa quantidade de palavras razoável e com base em alguns acertos anteriormente, eles chamam de resposta VERIFICADA.
De fato não há especialista mesmo não. Já me deparei com respostas erradas VERIFICADAS e erradas que tentei corrigir, mas não dava mais...
Respondido por neiltonss2017
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Eu acho que as proposições I e II dois se encaixam como verdadeiras e a dois é  uma justificativa da I. Alternativa A.


maxwell907: ME PARECE A 3 OU C MAS COM DUVIDA
dricaember: 1 verdadeira e 2 falsa. seria
carv123: Não estou vendo a II como falsa. Ela se apoia exatamente na anterior, mas fala um pouco diferente. A parte duvidosa é "deixando de ter seus direitos como cidadão..."
Eu ficaria de A.
maxwell907: a esta mais concreta
ederboss: Quando Aristóteles diz "deixando de ter seus direitos enquanto cidadão", ele quer dizer que se o indivíduo nao esta mais em meio à sociedade, ja nao faz mais sentido seus direitos, ele deixa de ter devido às circunstanciais e não pq lhe são negados.
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