Para esta atividade, eu quero que vocês me expliquem o porquê desse arco-íris depois da luz branca passar pelo prisma.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A luz branca séria todas as cores juntas, mas após passar por esse vidro/prisma as cores se separam, assim como ocorre quando a luz solar passa pelo vidro da janela e por cada cor ter seu tamanho de nanômetro cada uma passa pelo vidro a uma velocidade, se separando e fazendo o arco-íris.
Espero ter ajudado. ;)
Resposta:
- Refração
- Snell-Descartes
- Cor Branca como união de diversas cores
Explicação:
Vamos lá,
Esse fenômeno é bem interessante, o que acontece é o seguinte, a luz branca é formada pela junção de vários comprimentos de onda, ao passar por um prisma, um fenômeno ondulatório, chamado refração, faz com que os diversos comprimentos de onda intrínsecos na luz branca adquiram uma velocidade de propagação de onda diferente, ou seja, a luz unificada em branco irá difundir-se em espectros com diferentes velocidades e logo, ângulos diferentes, que veremos abaixo.
Utilizando a equação de Snell, temos:
N = C / V
N1.sen1 = N2.sen2
Ou seja, quanto maior a velocidade, menor o índice de refração da onda naquele meio e, por conseguinte, maior o ângulo refratado.
Desse modo, a luz vermelha, por exemplo, que tem uma baixa frequência, vai propagar-se com velocidade inferior, o que a faz ter um alto índice de refração, ou seja, um ângulo refratado menor. A luz violeta, de alta frequência, propaga-se com alta velocidade, o que a faz ter baixo índice de refração, logo maior ângulo de luz refratada. Desse modo, as cores vão tendo essas diferenças angulares, formando o arco-íris.
Não esqueça de selecionar a melhor resposta, isso motiva a comunidade a continuar ajudando, Boa noite ;D