Artes, perguntado por eossp21, 1 ano atrás

Para esta ATD1 avaliativa o aluno precisará ler e refletir sobre a aula texto 07, assistir aos vídeos e texto disponíveis em link no SAIBA MAIS: Vídeoarte no Brasil ; Videoarte no Brasil de Marília Xavier Arquivo

Sobre Vídeo no Brasil não se tem uma data precisa de seu início, mas podemos dizer que teve uma grande participação de artistas plásticos.

Segundo Arlindo Machado (MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1990):

No Brasil, segundo Arlindo Machado, a utilização do vídeo aconteceu em três fases: a primeira nos anos 1970, em que o vídeo foi explora do exclusivamente por artistas plásticos e na qual o circuito era restrito aos museus e casas de artes – Letícia Parente, Anna Bella Geiger, Antônio Dias, Andrea Tonacci, são exemplos de videoartistas desse momento. (LIMA, Marília Xavier. Videoarte no Brasil: história e conceitos. Mestrado do Curso de Comunicação Social, Faculdade de Comunicação da UFJF. Juiz de Fora, MG. S/d. p.5)

No Brasil, segundo Arlindo Machado, a utilização do vídeo aconteceu em três fases: a primeira nos anos 1970, a segunda nos anos 1980 e a terceira nos anos de 1990. (LIMA, Marília Xavier. Videoarte no Brasil: história e conceitos. Mestrado do Curso de Comunicação Social, Faculdade de Comunicação da UFJF. Juiz de Fora, MG. S/d.)

O que você pode dizer sobre a Vídeoarte? E, Como eram as três fases da utilização do vídeo no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por wagnernegri
12

Videoarte é uma forma de expressão artística que explora a tecnologia do videotape e da televisão como forma, linguagem e suporte para obras multimídias, como videoinstalações, videopoemas, videoperformances, videoesculturas, videodança e videotextos, entre outras. No final dos anos 60, o desenvolvimento da tecnologia portátil do vídeo e o seu barateamento fizeram com que ele passasse a integrar os recursos disponíveis para muitos artistas visuais. 
No Brasil, segundo Arlindo Machado, a utilização do vídeo aconteceu em três fases: a primeira nos anos 1970, a segunda nos anos 1980 e a terceira nos anos de 1990.

wagnernegri: A primeira fase é sua própria origem, que guarda aspectos intrínsecos a seu meio de produção, como o improviso, a instantaneidade, a agilidade de execução própria da programação ao vivo, que era um diferencial em relação ao audiovisual produzido para o cinema. Em 1956, chega ao mercado o equipamento de videotape criado pela Ampex,
wagnernegri: sendo a segunda fase da televisão a inserção da gravação em vídeo de material pré- produzido. Entram assim os gêneros televisivos mais diferenciados, com a possibilidade de reportagens ou cenas gravadas e editáveis eletronicamente.
wagnernegri: O que seria a terceira fase da televisão para Machado e, consequentemente, um salto tremendo para o suporte do vídeo, ocorre em meados dos anos 70, com a convergência das tecnologias de informática capacitando a manipulação gráfica desses videotapes, gerando uma linguagem totalmente nova para se pensar a arte no vídeo.
eossp21: obrigada
Perguntas interessantes