Para essa atividade recomendo a leitura de 2 tópicos do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Capítulo 3 3.3 – Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. (página 38) 3.7 - Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica. (página 47) Proposta da atividade: Elaborar um texto relacionando os dois tópicos com a educação proposta para jovens e adultos. Que alunos temos em nossas salas de EJA? Que tipo de ensino devemos proporcionar a eles? Que transformações gostaríamos de proporcionar para esses estudantes que estão em nossos bancos escolares considerado suas histórias de vida? Critérios de avaliação: - O texto deverá ser autoral e individual. - O texto produzido deverá apresentar evidências de que o aluno leu a obra Pedagogia da Autonomia e realizou estudo das aulas indicadas. - O texto deverá ter de 25 a 30 linhas (essa é apenas uma referência).
Soluções para a tarefa
Olá!
Observamos que ela se caracteriza a partir da garantia de formação e alfabetização assim como as demais etapas da escolarização dos alunos, buscando incluir fatores como:
A isonomia da EJA em relação as demais etapas de formação da educação básica;
A elaboração de um sistema nacional integrado para a EJA;
A formação permanente e específica para profissionais de educação com foco em EJA;
A destinação de verbas para estados e municípios especificamente para aplicação em EJA;
E a contratação de professores licenciados para atuação em EJA.
Por fim, é importante que esse projeto colabore com as questões coletivas em sala de aula, o que possui relação direta com o objetivo da base nacional comum curricular que é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar
Até mais!