Para escrever a História é necessário reunir fontes ou testemunhos, que são objetos e documentos – restos do passado – que ajudam a compreender um contexto em determinado período. Sobre as fontes documentais, é correto afirmar que *
A. não variam de modo algum; devem ser documentos escritos e registrados pela autoridade competente da época e do local do qual fazem parte.
B. são criadas e elaboradas criteriosamente para fins de escrita por arqueólogos, etnólogos, paleógrafos e paleontólogos.
C. são várias, como as escritas, as orais, as narrativas e os mitos populares, e diferentes tipos de imagens.
D. são os mapas geográficos e históricos, e as linhas temporais, cronologias específicas dos calendários geomorfológicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: C)
Explicação:
A historiografia demanda de inúmeras formas de registros, como os escritos (documentações), esculturas e construções (achados arqueológicos), citações de outros personagens históricos referentes ao que se procura, dentre outros. Exemplo disso, podemos dizer que são os Evangelhos de Lucas. Há um grande debate histórico sobre eles, pois eles são um tipo de registro peculiar, mas que apresentam - segundo muitos historiadores - uma contemplação inédita de um bom historiador. Sir William M. Ramsay, por exemplo, um erudito em história romana, analisou por anos a Ásia Menor e os escritos de Lucas por meio de investigações de inúmeras fontes históricas, e afirmou:
"Lucas [o apóstolo] é um historiador de primeira categoria, não apenas são suas declarações de fato de confiança, mas ele é possuidor do verdadeiro sentido histórico (...) em suma, esse autor deve ser colocado junto com os maiores historiadores."
RAMSAY, S. W. M. ST. PAUL: THE TRAVELER AND THE ROMAN CITIZEN. GRAND RAPIDS: BACKER BOOK HOUSE, 1896.
Apenas isso nos mostra o quão detalhado são as formas de analise da história para se compor um registro.