Para entender a população brasileira temos que saber alguns conceitos.
Pesquise as seguintes palavras.
1) Demografia.
2) População absoluta.
3) Densidade demográfica.
4) Superpovoamento ou superpopulação.
5) Taxa de natalidade.
6) Taxa de fecundidade.
7) Taxa de mortalidade.
8) Crescimento natural ou vegetativo.
9) Crescimento migratório.
10) Crescimento populacional ou demográfico.
11) Migração pendular.
12) Migração sazonal.
13) Êxodo rural.
14) Metropolização.
15) Desmetropolização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica atual da população brasileira é necessário, primeiramente, entender alguns conceitos básicos desse ramo do conhecimento.
População absoluta: é o índice geral da população de um determinado local, seja de um país, estado, cidade ou região. Exemplo: a população absoluta do Brasil está estimada em 180 milhões de habitantes.
Densidade demográfica: é a taxa que mede o número de pessoas em determinado espaço, geralmente medida em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²). Também é chamada de população relativa.
Superpovoamento ou superpopulação: é quando o quantitativo populacional é maior do que os recursos sociais e econômicos existentes para a sua manutenção.
Taxa de natalidade: é o número de nascimentos que acontecem em uma determinada área.
Taxa de fecundidade: é o número de nascimentos bem sucedidos menos o número de óbitos em nascimentos.
Taxa de mortalidade: é o número de óbitos ocorridos em um determinado local.
Crescimento natural ou vegetativo: é o crescimento populacional de uma localidade medido a partir da diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.
Crescimento migratório: é a taxa de crescimento de um local medido a partir da diminuição da taxa de imigração (pessoas que chegam) pela taxa de emigração (pessoas que se mudam).
Crescimento populacional ou demográfico: é a taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratório.
Migração pendular: aquela realizada diariamente no cotidiano da população. Exemplo: ir ao trabalho e voltar.
Migração sazonal: aquela que ocorre durante um determinado período, mas que também é temporária. Exemplo: viagem de férias.
Migração definitiva: quando se trata de algum tipo de migração ou mudança de moradia definitiva.
Êxodo rural: migração em massa da população do campo para a cidade durante um determinado período. Lembre-se que uma migração esporádica de campo para a cidade não é êxodo rural.
Metropolização: é a migração em massa de pessoas de pequenas e médias cidades para grandes metrópoles ou regiões metropolitanas.
Desmetropolização: é o processo contrário, em que a população migra em massa para cidades menores, sobretudo as cidades médias.
Olá Bom Dia !!!
Resposta:
1. Demografia:
A demografia é uma área das ciências sociais que estuda a dinâmica populacional humana.
2) População absoluta:
É o número total de habitantes de um lugar.
3) Densidade demográfica.
É a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos.
4) Superpovoamento ou superpopulação.
É quando o quantitativo populacional é maior do que os recursos sociais e econômicos existentes para a sua manutenção.
5) Taxa de natalidade.
Em demografia, por taxa de natalidade, ou ainda taxa bruta de natalidade, deve entender-se o número de nados-vivos que nascem anualmente por cada mil habitantes, em uma determinada área.
6) Taxa de fecundidade.
É uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data.
7) Taxa de mortalidade.
É um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas
8) Crescimento natural ou vegetativo.
Representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural.
9) Crescimento migratório.
É a taxa de crescimento de um local medido a partir da diminuição da taxa de imigração (pessoas que chegam) pela taxa de emigração (pessoas que se mudam).
10) Crescimento populacional ou demográfico.
É a mudança positiva do número de indivíduos de uma população. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.
11) Migração pendular.
É um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. A migração pendular.
12) Migração sazonal.
É aquela feita por pessoas ou animais devido as estações do ano. Os trabalhadores migram para outros locais com a intenção de plantar produtos(que não poderiam ser cultivados no lugar anterior por causa do clima em determinadas estações).
13) Êxodo rural.
É o termo pelo qual se designa a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.
14) Metropolização.
é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial.
15) Desmetropolização.
É o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial.
Espero que, eu tenha te ajudado !!