Para encher uma caixa-d'água, existem duas torneiras e para esvaziá-la existe, no fundo da caixa, um ralo. Estando vazia, uma torneira consegue enchê-la, sozinha em 40 minutos. A outra torneira, sozinha, consegue fazer o mesmo em 16 minutos. Estando cheia, e com as duas torneiras fechadas, ao abrir o ralo, esse consegue esvaziá-la em 8 minutos. Se a caixa estiver cheia, as duas torneiras estiverem abertas e o ralo também estiver aberto, então essa caixa estará vazia em:
Soluções para a tarefa
A caixa estará vazia em 26 minutos e 40 segundos.
Explicação passo-a-passo:
Para facilitar o entendimento da resolução do problema e ilustrar o que está acontecendo, vamos definir um volume para a caixa d'água. Esse volume, seja ele qual for, não vai influenciar o resultado pois, as vazões das torneiras e do ralo permanecerão proporcionais entre si. Vamos definir o volume como sendo igual a 400 litros.
Uma vazão (v) pode ser calculada dividindo-se o volume (V) pelo tempo (t) gasto para encher esse volume. Logo,
Portanto, quando as duas torneiras e o ralo estiverem abertos, vão entrar 10 + 25 = 35 litros de água a cada minuto e, ao mesmo tempo, vão sair 50 litros de água por minuto.
Logo, nessa situação, se a caixa estiver cheia, ela se esvaziará a um ritmo de 50 - 35 = 15 litros por minuto e estará vazia em