Para Émile Durkheim "religião é tomada como um sistema ao qual se procura decompor e tornam-se inseparáveis as ideias de religião e de igreja, o que salienta a primeira como coisa eminentemente coletiva. É um sistema social que une indivíduos em uma comunidade moral. Em um esforço por uma explicação imanente, define-se religião pelos seus aspectos exteriores: crenças, ritos e práticas. Na definição há uma divisão clara em dois domínios, a dicotomia sagrado/profano." COSTA, Waldney de Souza Rodrigues. "Religião na perspectiva sociológica clássica: considerações sobre Durkheim, Marx e Weber". Sacrilegens,Juiz de Fora, v.14, n.2, p.03-24, jul-dez/2017 P. 07. A partir do trecho, desenvolva o que significa para Durkheim os conceitos de: Religião, Crenças, Ritos, Sagrado e Profano.
Soluções para a tarefa
Para Durkheim a religião nada mais é que uma válvula de escape para o indivíduo crer em algum soberano, sendo a partir disso que a dominação carismática atua, indo pela devoção afetiva da pessoa para uma divindade e seus dotes sobrenaturais, através da crença.
Para Durkheim os ritos são as atividades ligadas aos acontecimentos que se conectam com o nascimento, a morte, o casamento, como parte da sociedade.
A ideia de sagrado é notada por Durkheim como uma forma da sacralidade conquistar a sociedade, diferente daquilo que é profano que é a dualidade da naturalidade, as condições naturais e a natureza humana.
Como Durkhem nota os representantes desses conceitos?
Para o autor, a ação dos representantes religiosos sobre os indivíduos que estão baseando sua fé nessas crenças, e, por fim, a legitimidade utilitarista do líder religioso por seus seguidores, que estabelecem uma lealdade de tipo pessoal.
Mais sobre a religiosidade:
https://brainly.com.br/tarefa/21802419
#SPJ11