Para Elias (1998, p. 13), “[...] a expressão tempo remete-se a esse relacionamento de posições ou segmentos pertencentes a duas ou mais sequências de acontecimentos em evolução contínua”. ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. Assim, considere as afirmações:Para Elias (1998, p. 13), “[...] a expressão tempo remete-se a esse relacionamento de posições ou segmentos pertencentes a duas ou mais sequências de acontecimentos em evolução contínua”. ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. Assim, considere as afirmações: I. Uma determinada temporalidade produz uma correspondente cronologia, logo, é uma construção cultural. II. A apreensão e a representação do tempo é uma noção construída historicamente pelos homens, em suas relações sociais e com a natureza. III. O tempo é algo intrínseco a humanidade, ou seja, todo ser humano desde tempos mais remotos já dominava o tempo tal qual o concebemos hoje. IV. O calendário cristão foi adotado pelas sociedades capitalistas do Ocidente; embora ele seja o calendário de diversos países, não elimina a convivência de dimensões temporais múltiplas. É correto o que se afirma em: I. Uma determinada temporalidade produz uma correspondente cronologia, logo, é uma construção cultural. II. A apreensão e a representação do tempo é uma noção construída historicamente pelos homens, em suas relações sociais e com a natureza. III. O tempo é algo intrínseco a humanidade, ou seja, todo ser humano desde tempos mais remotos já dominava o tempo tal qual o concebemos hoje. IV. O calendário cristão foi adotado pelas sociedades capitalistas do Ocidente; embora ele seja o calendário de diversos países, não elimina a convivência de dimensões temporais múltiplas. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: III e IV, apenas. Alternativa 3: I e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
I e II
I. Uma determinada temporalidade produz uma correspondente cronologia, logo, é uma construção cultural.
II. A apreensão e a representação do tempo é uma noção construída historicamente pelos homens, em suas relações sociais e com a natureza.
Explicação:
página 203
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
IV: Tomando-se os calendários como formas socializadas de medida do tempo, é possível imaginar que existam outras medidas da categoria que não sejam a corrente em nossa cultura ocidental. Outras sociedades se valem de outros calendários, ou seja, nem todos os povos do mundo utilizam o calendário cristão (o gregoriano) para contar o tempo.