Pedagogia, perguntado por tawane1285, 1 ano atrás

"Para ele, a consciência moral e o sentimento do dever são inatos, são “a voz da Natureza” e o “dedo de Deus” em nossos corações. Nascemos puros e bons, dotados de generosidade e de benevolência para com os outros. Se o dever parece ser uma imposição e uma obrigação externa, imposta por Deus aos humanos, é porque nossa bondade natural foi pervertida pela sociedade, quando esta criou a propriedade privada e os interesses privados, tornando-nos egoístas, mentirosos e destrutivos." (CHAUÍ, 2000, p. 442).
De acordo com o texto acima e levando em consideração seus conhecimento sobre Jean-Jacques Rousseau, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Para ele, o ser humano nasce uma tábula rasa e precisa adquirir conhecimentos.
b. Para esse pensador, o ser humano nasce bom e a sociedade acaba por corrompê-lo. Para ele, tudo que vem da natureza encontra-se em estado de perfeição, porém acaba por degenerar-se na mão do homem. Correto
c. Para ele, os homens tornam-se mentirosos e egoístas quando convivem em sociedade, porém a formação educacional serve para torná-los bons e acabar com a desigualdade por meio dos preceitos do cristianismo.
d. Para ele, todos os seres humanos precisam ser educados em escolas, para que aprendam a conviver mais pacificamente com os demais.
e. Para ele, a Natureza é responsável por um indivíduo bom, porém que precisa ser formado socialmente.

Soluções para a tarefa

Respondido por deyrickow0v18
150
Para esse pensador, o homem nasce bom e os sentimentos são inatos, porém ele se desnaturaliza, se corrompe constantemente em meio às instituições socais, o poder e os interesses presentes na sociedade. 
Respondido por EduardoPLopes
14

A é falsa, pois nasceria tocado pelo "dedo de deus", conhecendo, por natureza, o que era bom, belo e justo.

B é verdadeira. Para Rousseau a causa da miséria humana era a criação da propriedade privada e tudo o mais que disto decorria.

C é falsa, pois o que tornaria os homens bons novamente seria justamente ouvir a natureza, e não uma educação formal cristã.

D é falsa. Rousseau defendia uma espécie de pedagogia pré-escolar, em que os sujeitos eram educados por mestres em casa.

E é falsa, posto que a formação social é justamente a causa da corrupção.

Perguntas interessantes