Sociologia, perguntado por isacosta402, 11 meses atrás

Para Durkheim, o aumento da divisão do trabalho na sociedade moderna serviria para fortalecer a solidariedade. Para ele esta divisão do trabalho fazia com que os trabalhadores ficassem mais dependentes uns dos outros (já que não era mais possível trabalhar isolado no processo de produção) e esta dependência teria o potencial de criar uma nova solidariedade que contribui para que a sociedade seja mais integrada, mais coesa.

Marx apresenta um ponto de vista de vista diferente do de Durkheim. Para ele a divisão do trabalho contribui para que os donos dos meios de produção, ou seja, os donos das fábricas e patrões possam produzir mais com menos custo e, logo, lucrar mais! De acordo com o ponto de vista de Marx, quando o trabalhador passa a ser assalariado e não participa mais de todo o processo de produção de um produto ele perde o controle do seu trabalho. Nesta situação, segundo Marx, o trabalhador se vê obrigado a fazer tarefas monótonas, repetitivas diminuindo sua criatividade. Desse modo, o trabalhador não ser realiza mais em seu próprio trabalho que passa a ser somente um meio de sobrevivência. Marx vai chamar esse processo de alienação.

1.Vimos que os sociólogos podem ter pontos de vistas diferentes sobre o mesmo fenômeno social, como no caso da divisão do trabalho, por exemplo. Com qual explicação você mais se identificou? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5

Acredito que seja uma respsota pessoal, vou responder de forma pessoal e você decide!

Resposta:

Durkheim tem uma visão mais panorâmica da sociedade, de forma que ele não está incluso nela, assim, possui uma visão mais realista que a de Marx (na minha opinião).

Marx violou as regras criadas por Compte ao se posicionar no interior da sociedade, colocando os trabalhadores como oprimidos e os chefes como opressores.

Durkheim vê a divisão de trabalho como uma forma de coesão social, Marx como opressão. Pessoalmente acredito que Durkheim tinha uma visão mais realista, pois afinal realmente a divisão de trabalho cria, de certa forma, uma forte coesão social entre determinados grupos de trabalhadores, favorecendo assim para um funcionamento natural da sociedade, diferente de Marx que era, de certa forma, um sonhador oprimido, que através de seus sentimentos e sua empatia pelos trabalhadores criou um sistema igualitarista e totalmente utópico: o socialismo.

Eu me identifico com a explicação de Durkheim.

Espero ter ajudado ;)


isacosta402: vlw mesmo e era meio que Durkheim era minha opinião tbm
Usuário anônimo: Que bomm! Imagina!!
Perguntas interessantes