Sociologia, perguntado por bella1621, 1 ano atrás

para Durkheim existe 2 tipos de solidariedade descreva-as.

Soluções para a tarefa

Respondido por Adri1406ane
42
Solidariedade Mecânica: o indivíduo é ligado diretamente a sociedade. a rigor, os indivíduos são a própria sociedade.
      A  solidariedade mecanica se expressa através do direito repressivo.
      Os conceitos de crime e pena estão relacionados à consciencia coletiva na medida em que a preservação das semelhanças é um processo vital para a reprodução da sociedade.
Solidariedade Orgânica: relações sociais diversas.
      A consciencia individual gera o desenvolvimento da divisão do trabalho. Neste caso produz-se uma relação de dependencia reciproca entre as diversas funções que compõem o todo social.
       A solidariedade organica se expressa através do direito contratual (civil, comercial, processual, administrativo, etc).
       O direito contratual renova as relações afetadas na sua forma normal.
       Quanto maior o número de pessoas, maior será a interação social e, isso equivale ao crescimento da divisão do trabalho.
Respondido por vandy091
13
Bom dia, Bella.

Durkheim se aprofundou nos estudos a fim de descobrir os fatores que levavam à formação de uma organização social. Acabou por descobrir que essa organização social - grupo de indivíduos, sejam eles de uma nação, religião, etc - tinha como base algo que denominou solidariedade social. A solidariedade social consiste na ligação ou vínculo entre os indivíduos dessa organização social - dado tipo de vínculo resultava em um dado tipo de harmonia. Nesse sentido, dividiu a solidariedade social em duas: mecânica e orgânica. Na solidariedade mecânica, a sociedade tende a ser mais simples, onde existe uma forte consciência coletiva, isto é, digamos que um senso comum, do qual todos discernem o que é certo ou errado, honroso ou infame. Antes de agir, um indivíduo consulta seu ideário, que por sua vez, é proveniente da consciência coletiva - o que todos pensam - sendo portanto, suas ações majoritariamente voltadas para o bem da sociedade - seu pertencimento nela é maior. Na sociedade orgânica, existe a divisão do trabalho social, uma sociedade capitalista munida de funções no trabalho - e tais funções são os agentes determinantes de sua importância na sociedade. Isso acaba por gerar uma segregação, um sentimento menor de pertencimento - portanto, a consciência dessa pessoa passa a ser mais individual, isto é, com menor influência de outras perspectivas. Dessa forma, o indivíduo age embasando-se em suas próprias ideias e vontades, visando o seu próprio bem em detrimento da sociedade. O que pode levar ao caos social, já que para que haja êxito em qualquer grupo social, mostra-se necessária a existência de pelo menos um pouco de senso comum - o que é demasiadamente ameaçado pela solidariedade orgânica, com seu exacerbado individualismo.

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes