Para discutir os determinantes sociais da saúde uma das formas gráficas utilizadas é o Modelo de Determinação Social de Saúde (DSS), de Dalhgren e Whitehead (1991). Este modelo ajuda a entender a importância do emprego, da alimentação, do saneamento e do meio ambiente saudável, entre outros, na vida das pessoas, assim como a importância da inclusão da ação social (redes sociais), e da ação estatal, por meio das políticas públicas, no enfrentamento dos problemas por esta população.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
Respondido por
1
Resposta: I, II, IV
Explicação: I. O modelo DSS sintetiza os determinantes sociais, econômicos e culturais do processo saúde-doença, tanto os mais distais (emprego, educação, saneamento, etc.), quanto os mais proximais (estilo de vida, hábitos: alimentares, atividade física etc.).
II. Destaca-se a importância das redes sociais e comunitárias que fazem a mediação entre os determinantes sociais e os individuais, servindo de importante instrumento de coesão social e fundamental para a saúde como um todo.
IV. Os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, ambientais, etnicorraciais, psicológicos e comportamentais que influenciam na ocorrência de problemas de saúde e nos fatores de risco para a população.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás