Para determinada espécie de planta, a cor das pétalas e a textura das folhas são duas (2) características monogênicas de grande interesse econômico, já que as plantas com pétalas vermelhas e folhas rugosas atingem alto valor comercial. Para evitar o surgimento de plantas com fenótipos indesejados nas plantações mantidas para fins comerciais, é importante que os padrões de herança de fenótipos de interesse sejam conhecidos. A simples análise das frequências fenotípicas obtidas em cruzamentos controlados pode revelar tais padrões de herança. No caso em questão, do cruzamento de duas linhagens puras (homozigotas), uma composta por plantas de pétalas vermelhas e folhas lisas (P1) e outra, representada por plantas de pétalas brancas e folhas rugosas (P2), foram obtidas um total de 900 plantas (F1). Cruzando as plantas F1 entre si, foi obtida a geração F2, composta por 3200 plantas, cujas frequências fenotípicas são apresentadas no quadro abaixo. Pergunta-se: qua
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicaçãa) A cor vermelha é condicionada por um alelo dominante (B )definido pelo aparecimento total em F1. Folha rugosa é um
caráter recessivo (r) por não aparecer na F1.
b) A proporção do duplo heterozigoto em F2 = 4/16 ou 1/4 ou 25%
Justificativa:
Alelos: B (vermelha), b (branca).
R (lisa) e r (rugosa).
F1: BbRr x BbRr
F2: P(BbRr) = 1/2 . 1/2 = 1/4 = 25%o:
A questão está incompleta, mas como trata-se de uma questão de vestibular, encontrei as alternativas:
a) Qual é o padrão de herança da cor vermelha da pétala? E qual é o padrão de herança do fenótipo rugoso das folhas? Justifique.
O padrão de herança da cor vermelha é dominante enquanto o aspecto rugoso é recessivo.
b) Qual é a proporção do genótipo duplo-heterozigoto (genótipo heterozigoto para os dois locos gênicos) em F2? Justifique.
A proporção de um duplo heterozigoto é de 1/4 ou 25%.
Vamos entender o porquê.
2ª Lei de Mendel
São trabalhadas duas características simultaneamente. Portanto, os diferentes pares de fatores segregam-se independentemente durante a formação dos gametas.
Para chegar a essa conclusão, Mendel realizou o cruzamento entre duas plantas puras homozigotas (alta/lisa x baixa/rugosa) e obteve uma geração F1 híbrida mas com o mesmo fenótipo de P1 (alta/lisa). Devido ao não aparecimento das características baixa e rugosa, conclui que eram de caráter recessivo.
Ao autofecundar a geração F1, obteve na geração F2:
- Alta/lisa: 9/16
- Alta/rugosa: 3/16
- Baixa/lisa: 3/16
- Baixa/rugosa: 1/16
Assim, obteve-se a proporção de 9:3:3:1.
Do mesmo modo ocorre na questão. A característica branca e rugosa deixa de aparecer na geração F1, com isso, concluímos o seu caráter recessivo. Então:
- Branco (c)
- Vermelho (C)
- Rugoso (r)
- Liso (R)
A geração F1 é híbrida pois foi gerada pelo cruzamento de homozigotos dominantes e recessivo, sendo seu genótipo CcRr. A autofecundar essa geração, obteremos a proporção mendeliana da segunda Lei ⇒ 9:3:3:1
Ao realizar o cruzamento de CcRr x CcRr, podemos observar na imagem que a proporção de duplos heterozigotos será de 4/16, onde:
4/16 ⇒ 1/4 ⇒ 25%
Aprenda mais sobre a 2ª Lei de Mendel aqui: brainly.com.br/tarefa/20622479
#SPJ2