Para desenhar a trajetória de uma bola lançada obliquamente num jogo eletrônico, um programa de computador utiliza a fórmula y= -x² + bx + 5, em que b é uma constante definida pelo movimento executado pelo jogador e y a altura atingida pela bola na posição horizontal x da tela. Se a altura máxima que a bola pode atingir é 30, o maior valor que a constante b pode assumir é
(A) 6
(B) 7
(C) 10
(D) 8
(E) 9
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Δ = b²- ( 4. -1.5) Δ= b² + 20
y vértice = -Δ/4a
30 = -(b² + 20)/4(-1)
30 = (- b² - 20)/-4
-120 + 20 = -b²
b = √100
b = 10
y vértice = -Δ/4a
30 = -(b² + 20)/4(-1)
30 = (- b² - 20)/-4
-120 + 20 = -b²
b = √100
b = 10
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