Para Dermeval Saviani a pedagogia histórico-crítica é aquela empenhada em posicionar a educação a serviço da transformação das relações de produção humana. Sendo assim, a relação encontrada entre a educação e o aspecto social é bem definida pela alternativa:
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas mas posso te ajudar.
a) O aspecto histórico tem como função definir os limites sociais, culturais, tradicionais e humanos encontrados no curso da civilização, buscando superá-los por meio de adequações reformistas.
b) A análise crítica dos processos históricos contribui para uma visão científica e imparcial, que irá colher as melhores contribuições humanas encontradas na história da civilização.
c) Uma abordagem pedagógica que valoriza e reconhece as mudanças adequadas na sociedade contribui para sua relevância e importância enquanto instrumento de mudança social.
d) A educação tem uma função objetiva e operativa, já que tem a serventia direta em contribuir para o progresso e para as mudanças sociais contínuas.
Agora podemos:
A alternativa C está correta.
O modelo histórico crítico tem como objetivo promover educação escolar de forma valorizada observando a sociedade seus processos históricos como um todo.
Seu papel nessa modalidade (histórico crítica) é garantir os conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum, por isso a contradição foge da ideia da socialização do saber sistematizado que historicamente é construído pelo homem.