Sociologia, perguntado por laallala3564, 8 meses atrás

Para Delfim Netto, "o processo civilizatório brasileiro fez com que a empregada doméstica virasse manicure, a manicure fosse para o call center, a moça do call center fosse para o supermercado e a caixa do supermercado passasse a trabalhar na loja de departamentos" (CartaCapital, 3/10/2012, p. 36). O trecho acima se refere a um aspecto importante do mundo do trabalho. Explique qual é esse aspecto, situando-o no contexto do mercado de trabalho no Brasil.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
12

A ideia de que há uma movimentação da empregada doméstica em direção ao trabalho como manicure, daí para o call center, daí para o supermercado e, por fim, daí para a loja de departamento, se fundamenta em uma noção de mobilidade alta do mercado de trabalho brasileiro.

Ele procura demonstrar que é possível evoluir no mercado de trabalho, apresentando este exemplo como forma de indicar um certo grau hierárquico para as ocupações dos indivíduos. A isso ele chama de processo civilizatório, dado pelo aumento da dignidade teórica de cada profissão, segundo compreensão do mesmo.

No caso brasileiro, Delfim falava de um momento histórico em que havia, ao seus olhos, uma ascensão social.

Perguntas interessantes