História, perguntado por francielyalves2006, 9 meses atrás

Para defender a revolução Robespierre chegou uma repressão implacável aos "inimigos da revolução". Explique de que forma ocorreu essa repressão .

Soluções para a tarefa

Respondido por aldinaluiza
4

boa noite, tudo bem? espero que sim.

temos que ter em mente que, a alta burguesia durante esse periodo era dividido entre girondinos (os conservadores) e os jacobinos (os radicais). Rosbepierre se tornou lider durante o governo dos jacobinos, após a exucação do rei. até ai tudo bem.

esse periodo de um ano governado pelos jacobinos foi um periodo de muitas conquistas boas para a frança, como por exemplo, o fim do voto censitario, a abolição do trabalho escravo nas colonias e o fim dos direitos feudais sobre as terras da frança.

tudo ia bem, até que começou um cochicho ali, outro aqui, sobre estarem articulando o fim da revolução para a volta do filho de maria antonieta (ex rainha que foi guilhotinada) para reinstaurar a monarquia absolutista na frança. Rosbespierre nao gostou nadaaaaa dessa historia e abriu um TRIBUNAL, que era onde as pessoas iam para ser condenadas (nesse caso, guilhotinadas).

e aí que ele começa a perder a linha, porque, qualquer pessoa da frança que era acusado de ser "contrarrevolucionário" (no caso da sua pergunta, o adjetivo "inimigos da revolução" se refere a isso), era guilhotinado (mesmo que fosse inocente, pois nao havia investigaçoes na epoca.

robespierre perdeu a linha e todo o apoio popular, estima-se que 40 mil pessoas morreram nesse periodo.

esse é o periodo conhecido como "o terror jacobino", daí pra frente é só história, mas isso já é papo pra outras perguntas, pra sua eu vou encerrar por aqui.

espero que tenha ajudado :)

Perguntas interessantes