Para defender a posse das terras brasileiras e protegê-las de ameaças estrangeiras, Portugal decidiu iniciar a colonização do Brasil, e, para isso, era necessário desenvolver uma atividade econômica lucrativa. A solução encontrada por Portugal foi implantar a empresa açucareira em alguns trechos do território brasileiro, já que o açúcar era um produto de grande interesse para o comércio europeu.
Sobre a economia açucareira no Brasil colonial, pode-se afirmar que:
A
o sertão nordestino foi a principal área produtora de açúcar devido à presença do solo de massapê.
B
a produção açucareira ocorreu em diversos minifúndios por meio da monocultura.
C
o uso de mão de obra escrava e a produção voltada para a exportação caracterizaram a economia açucareira.
D
os patrocinadores externos da produção açucareira tinham grandes lucros, e entre esses investidores, a França foi a principal beneficiada.
E
a produção de açúcar no Brasil colonial determinou uma vida rural com predominância da sociedade matriarcal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta: Letra B
Explicação:
A solução encontrada por Portugal foi implantar a produção açucareira no Brasil baseada nos moldes que havia implantado nas ilhas atlânticas (Madeira e Cabo Verde). A escolha pelo açúcar também se deve ao fato de ser uma mercadoria muito valorizada na Europa. A implantação dos engenhos ocorreu a partir da criação das capitanias hereditárias.
Respondido por
4
Resposta:
Na verdade, a resposta correta seria a letra C
Explicação:
Usava-se a mão de obra escrava nos latifúndios, já que os proprietários não tinham dinheiro suficiente para pagar salários e produzir em larga escala ao mesmo tempo, e a produção açucareira era voltada para o mercado externo europeu, pois lá tinha grande demanda de açúcar.
Perguntas interessantes